1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou contadora, sempre tive o desejo de ser concursada.
Minha mãe é falecida desde os meus cinco anos e meu pai já catou até latinha na rua para poder bancar meus estudos, após ter sido mandado embora de uma associação em que trabalhava como gari comunitário. A história é bem longa, mas sempre tive muita convicção na minha cabeça de que o concurso público mudaria a minha vida e a dos meus familiares. Na minha cabeça era um sonho muito distante, até que eu precisei estudar para fazer a prova do Conselho Regional de Contabilidade e aproveitei o embalo, já que minha realidade estava desconfortável. Desde os meus 17 anos trabalhei em empresas privadas e sempre vi muita injustiça, politicagem, etc.. Eu sabia muito bem que essa não era a realidade que eu gostaria de viver. Comecei a seguir várias pessoas do ramo de concursos, ler entrevistas, para que eu pensasse nisso diariamente, como uma forma de motivação. Deu certo e essa foi a minha maneira de desconstruir o "meu sonho distante" para algo real.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar em 2021 e estudo até hoje (2024). Variava muito, sempre procuro estudar antes de fazer qualquer coisa e costumo madrugar, para estar com a cabeça mais vazia. Já cheguei a acordar às 04h da manhã para estudar, mas minha rotina oscilava muito, então eu sempre tive a premissa de: "estudar o máximo que der, nas condições que tenho", mas posso colocar uma média de 2h a 3h ao dia.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Eu diria que é indispensável. As questões te preparam para o verdadeiro combate. Façam muitas questões, sempre.
O TEC me ajudou muito por ser completo, prático e ter excelentes comentários. Acredito que seja a plataforma mais completa de questões.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Não atire para todas as áreas, escolha uma só e foque nela. Para uns pode demorar um ano, para outros quatro; muitas vezes a rotina de um permite estudar seis horas líquidas e a sua duas. Não se compare, esteja convicto de que está dando o seu melhor, nas condições que possui e que sua hora chegará. De fato, concursos são uma grande fila e elas andam! Faça provas, mas não desanime com o resultado delas. Eu já fiz mais de 15 provas, continuo fazendo e só paro quando passar em meu "cargo fim". Não desista e busque ter uma visão positiva do futuro. O que o cargo público te proporcionará? Qualidade de vida? Manter sua família? Ter filhos? Realizar o sonho de viajar? Olhe para isso diariamente e só pare quando conseguir.