1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
O concurso para o cargo de Analista da SEFAZ SC foi a minha primeira aprovação e fui classificada na 29ª posição.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Tenho 28 anos e sou formada em Engenharia Civil pela UFES. Logo que conclui a graduação decidi começar a estudar para concursos, devido principalmente à estabilidade proporcionada pelo serviço público, que dificilmente eu encontraria na iniciativa privada, sobretudo na área de Engenharia. No início, tentei conciliar os estudos para os concursos da Receita Federal e da Petrobrás. Como eu não estava conseguindo avançar muito dessa forma e como não havia sinal do concurso da Receita Federal, resolvi focar na área fiscal como um todo.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei estudar no início de 2019, então, até aqui, foram aproximadamente 3 anos de preparação. Durante esse período eu não trabalhava, por isso tinha todo o tempo disponível para me dedicar aos estudos. Dessa forma, fazia uma média de 6h a 7h por dia, totalizando uma carga horária semanal de 35h a 40h.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Um grande erro que eu cometi no meu primeiro ano de preparação foi ficar muito presa na teoria e resolver poucas questões, pois eu fazia somente as questões das aulas em PDF. Para ser sincera, eu nem sabia que existiam sites de questões. Até que eu descobri o TEC e, desde que eu entrei, não larguei mais! Percebi o quão importante é a resolução de questões durante a preparação para concursos: é uma forma de conhecermos o estilo das bancas, quais assuntos elas mais gostam de cobrar, é uma ótima forma de revisar os conteúdos, podemos tirar dúvidas por meio dos comentários dos professores e dos fóruns, entre outros. E o TEC deu todo esse suporte que eu precisava! Aqui encontramos um número imenso de questões, com ótimos comentários dos professores e dos alunos nos fóruns, podemos facilmente montar os cadernos de questões com ajuda dos filtros, podemos acompanhar e ter uma boa visualização do nosso desempenho geral e por disciplina, enfim, com a ajuda do TEC é possível ter uma preparação de alto nível!
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
O principal recado que eu quero deixar é: não desistam! Sei que durante a nossa trajetória cometemos muitos erros, são muitas abdicações, muitas incertezas, angústias, cansaço, mas mesmo assim persista, se dedique, dê o seu máximo dentro do seu contexto, que a aprovação virá! Também não deixe que as reprovações te impeçam de seguir com os estudos. Ficamos muito tristes e abalados quando não passamos em uma prova que a gente “deu o sangue” por ela, mas pense que todo esse esforço te deixou ainda mais perto da aprovação e a próxima prova pode ser a sua! Outra coisa importante é não deixar sua saúde física e emocional de lado durante a preparação, isso deve vir em primeiro lugar sempre e você vai precisar dela ao longo da caminhada. E, por fim, façam muitas questões, pois é isso o que realmente vai fazer você chegar lá!