Meu nome é Laís, tenho 27 anos, sou de Vila Velha/ES e formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Minha trajetória no mundo dos concursos se iniciou em 2022, quando concluí a faculdade e me deparei com um cenário desanimador para os profissionais da área na iniciativa privada: sobrecargas de trabalho, desvalorização financeira e instabilidade. Diante disso, com apoio da família, decidi me dedicar integralmente aos estudos para concursos públicos.
Assim como grande parte dos concurseiros, levei um tempo para aprender a estudar de maneira eficiente. Foram várias provas sem a preparação necessária até encontrar a estratégia que melhor funcionava para mim: passei a montar um cronograma de estudos com os PDFs que precisava estudar até a data da prova e, diariamente, realizava a leitura dos materiais. Ao finalizar cada PDF, resolvia muitas questões sobre os temas estudados, o que me ajudava a fixar o conteúdo e identificar meus pontos fracos.
Logo os resultados começaram a aparecer: fui aprovada em 1º lugar para Analista de Fiscalização no CAU/ES, 2º lugar para Analista Judiciário - Arquitetura no TJES, 1º lugar para Arquiteto na Prefeitura de Aracruz/ES e 4º lugar para Arquiteto na Prefeitura da Serra/ES, logrando aprovação também nos concursos da Polícia Militar, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Por fim, no início de 2025, obtive a maior conquista de toda a minha trajetória até agora: a aprovação no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de Analista de Infraestrutura no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, cargo que teve mais de 21 mil arquitetos inscritos.
As questões comentadas do Tec foram muito importantes para a minha evolução, sendo uma ferramenta de fácil utilização e extremamente valiosa para o reconhecimento de padrões das bancas e para a compreensão dos conteúdos. Além de permitir a aplicação de filtros para direcionar os estudos conforme os objetivos, a plataforma possibilita o monitoramento de desempenho na resolução de questões, o que ajuda a identificar quais áreas você já domina e quais ainda precisam de reforço. Eu não teria chegado tão longe sem esse método de treinamento.
A você que leu esse depoimento, deixo um pensamento que me guiou durante essa jornada: você não precisa de motivação, precisa de disciplina. Se você tem disciplina, tem um acordo consigo mesmo e, assim, o cansaço, a falta de vontade e as adversidades não serão capazes de te impedir de levantar e fazer aquilo que precisa ser feito. Haverá momentos de total desmotivação, então seja fiel aos seus sonhos e continue, prove a si mesmo que é capaz. A recompensa virá!