1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
As mais consideráveis são para Analista de Gestão Pública da PGE-PE, 28º lugar (2019), Auditor Fiscal Municipal de Maragogi-Al, 1º Lugar (2019) e Analista de Controle da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, 2º Lugar (2022).
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em direito, colei grau em 2009 e atuei como advogado por 10 anos, com o tempo senti necessidade de mudar de área e resolvi investir em concursos públicos, meu pai já era concursado, então tinha uma boa referência do que era ser servidor público.
Inicialmente queria sair do direito, investi na área administrativa, passei para Analista de Gestão Pública da PGE-PE. Como o órgão estava demorando para nomear (que de fato só fui nomeado em 2024 mesmo o concurso sendo de 2019) resolvi então investir na área Fiscal. Apareceu o concurso para Auditor Fiscal do Município de Maragogi-Al, ainda em 2020 fui nomeado e entrei em exercício. Após algumas situações, final de 2021 resolvi mudar de área e voltar mais pra perto da família, foi quando resolvi mudar pra área de Controle, em 2022 saiu o edital para Analista de Controle da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes. Fui aprovado em 2º lugar, e após 2 anos fui nomeado, e estou atualmente nesse cargo.
Ainda acho que consigo algo melhor, continuo estudando e me preparando, mas dessa vez para concursos de procuradoria, pode levar um tempo, mas chego lá.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar em 2018, levei um tempo até descobrir qual método eu rendia mais, no início, para a primeira e segunda aprovação, trabalhava como advogado e tinha bastante tempo livre, então estudava em torno de 9h por dia. Após ser nomeado e entrar em exercício no cargo de Auditor Fiscal dei um tempo nos estudos pois achava que iria me aposentar de estudar para concursos, o que coincidiu com a pandemia em 2020. Ocorre que com o tempo tive algumas decepções e senti necessidade de uma nova mudança, também desejava ficar mais perto da minha família, pois tive que me mudar de PE para AL para assumir o cargo de Auditor.
Em 2022 saiu o edital para a Câmara do Município que eu morava, vi então a oportunidade de voltar. Nessa fase eu estudava em torno de 5h por dia, das 15h até as 17h e das 20h até 23h. Consegui ficar em segundo lugar, tendo sido nomeado em 2024.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi um marco na minha vida de estudos, foi somente após começar a resolver questões exaustivamente que comecei a obter melhores resultados nas provas. O Tec foi fundamental, a interface é bastante intuitiva e me adaptei muito fácil, sempre estou renovando minha assinatura. Me recordo que para passar no concurso de Auditor eu respondi em torno de 7.000 questões. Até hoje sou assinante do Tec, na reta final meu maior foco é em resolução de questões. No mínimo, procuro responder por dia a quantidade de questões equivalente a 2 provas do concurso que estou me preparando, posso passar um dia sem revisar, ou estudar conteúdo novo, mas as questões diárias são obrigatórias. Eu continuo estudando, com uma rotina mais puxada e com menos tempo que antes pois agora tenho um bebê de 1 ano em casa. Estudo em torno de 3h por dia, mas dessa vez para um concurso que eu possa finalmente me aposentar dos estudos rs.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Nunca é tarde pra começar ou voltar a estudar. Lembro que vi uma vez em algum lugar uma frase que me marcou muito "Todo mundo que estuda pra concurso público passa, só não passa quem desiste". Quem passa em um, passa em dois, quem passa em dois passa em três, e assim por diante, no começo pode até parecer impossível, mas é só uma questão de tempo até os resultados aparecerem.
Por último, queria dizer que não é errado você querer mais, também não é errado você se acomodar com o que já conquistou, cada um sabe das suas necessidades, o objetivo maior não deve ser somente o salário, mas sim a qualidade de vida que você vai ter.