Olá meus amigos! Me chamo Kaique Cabral, tenho 29 anos, sou formado em Administração de Empresas, carioca da gema e fui aprovado em 35º lugar no cargo de Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro. Ser aprovado no quintal de casa é bom demaaaaaaais! Todavia, minha trajetória não começou agora rsrsrs. Foram mais de 3 anos de dedicação e sacrifícios.
Comecei a estudar em Agosto de 2020 em plena pandemia muito incentivado pela minha esposa que estava fazendo uma pós-graduação online. Comecei a pesquisar sobre concursos e acabei me interessando muito pela área fiscal. Seja pela remuneração, seja pela atividade-fim, seja pela flexibilidade, o fisco passou a ser meu foco.
O primeiro certame que eu iria encarar era SEFAZ-CE em agosto de 2021, mas fui alcançado pela covid na véspera da prova e não pude embarcar para o Ceará. Nessa época, se bem me lembro, já tínhamos o edital da SEFAZ-AL publicado e esse passou a ser meu foco. Em outubro estava em Alagoas para minha primeira experiência e adivinha?!?! REPROVAÇÃO kkkkk. Faz parte, né? Era aquela prova tenebrosa de C/E da Cebraspe.
Aprendi bastante coma reprovação e obtive aquele primeiro contato com a área fiscal. Logo após SEFAZ-AL já havia fortes indícios de um concurso pro fisco do Pará. Lá vamos nós de novo tentar mais uma. Em março de 2022 fiz a prova da SEFA-PA e reprovei mais uma vez. Fiquei por 3 pontos do Cadastro de Reservas. Me dei muito mal em civil e errei algumas coisas bobas que eu sabia. Não podia deixar daquele jeito!
Logo após a segunda reprovação, aparei as arestas e já existia um fortíssimo rumor de um concurso GIGANTE para a SEF-MG. Com certeza essa era a minha chance! Fui com unhas e dentes pra esse concurso. Foi o pós edital mais longo que eu já vi: mais de 6 meses! Depois de muito cansaço e estudo, já em 2023, eis o dia da prova. Fui muito bem na objetiva e quase 2 meses depois retornei para a discursiva. Infelizmente não consegui ficar nas vagas imediatas e acabei na posição 379 de Auditoria e Fiscalização, dentro do Cadastro de Reservas, portanto.
Depois da SEF-MG já estava esgotado, não sabia mais se conseguiria ser aprovado e nem se isso era pra mim. Daí fiquei sabendo que o ISS-RJ que estava por vir. Era no quintal de casa e não poderia perder essa chance. Era a minha hora de brilhar! Não deu outra: o edital saiu, fui para o planejamento pós edital específico e consegui ser aprovado! Foi definitivamente a prova mais difícil que eu já fiz na vida. Estudei tudo que dava, mas minha carga horária era entre 20-25h por semana. Nunca conseguia fazer todas revisões e tinha que ignorar algumas coisas e priorizar outras. O Planejamento não foi perfeito e mesmo assim consegui ser aprovado.
Depois de toda essa trajetória consigo perceber que o TEC foi uma ferramenta essencial na minha preparação desde o início. Não há no mercado uma site/ferramenta de questões tão completo e eficiente quanto o TEC Concursos. É, literalmente, indispensável. Não existe, hoje, um modo eficiente de ser aprovado em um concurso de alto nível sem as questões do TEC. O concurso é basicamente resolver questões e o TEC te prepara pra isso. A resolução de questões é fundamental para chegar numa prova afiado com a matéria, com a banca e, principalmente, com o tempo de resolução. Cada explicação dos professores, cada bizu no fórum dos alunos, cada estatística é fundamental para o controle da evolução e acerto da rota. O TEC foi meu parceiro do início a fim!
A sensação de ser aprovado dentro de casa é muito boa! Olhando para trás, consigo ver a mão de Deus sempre me guiando pelo caminho e todas as reprovações me serviram de experiência para ganhar tempo de resolução de questão, técnica de prova, técnica de chute, saber as malícias da banca, controlar o tempo de prova e o nervosismo etc.
Finalizando, gostaria de deixar para você, caro leitor, que acompanhou minha história até aqui, uma breve palavra de ânimo: não desista! Eu cheguei porque lutei até o fim para estar aqui. O lado de cá é bom demais e faz tudo valer a pena! Você é mais do que vencedor!