Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Juliana Castro, 101ª - AFRE - Auditoria e Fiscalização (SEF MG)

Já conhece a história de sucesso de Juliana Coelho de Castro? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Oiii, meu nome é Juliana, tenho 28 anos, sou formada em engenharia civil e sou de Fortaleza. Sonhei demais com o dia em que escreveria esse depoimento e espero ajudar quem estiver lendo a manter-se firme nessa empreitada.


Minha trajetória nos concursos começou anos atrás, em 2019. Foram quatro anos de abdicação, disciplina, incertezas e muito medo de não conseguir. Tive o privilégio de poder “só” estudar e, mesmo assim, não foi fácil. A dependência financeira, a frustração pessoal, a cobrança interna, as comparações. Repito: não foi fácil. De repente você vê todos a sua volta com a vida supostamente “feita”, enquanto você investe num projeto longo, árduo e desafiador, sem saber quando, onde, ou mesmo “se” irá ser aprovado. Mas, eu estou aqui pra te dizer que é possível! Portanto, se estiver cansado(a), descanse, mas não desista.


No que se refere a minha preparação, ela foi pautada basicamente em ver o conteúdo através de PDFs e já partir para as questões, milhares de questões. Uma vez visto o conteúdo, o meu contato com qualquer disciplina mantinha-se única e exclusivamente através da resolução de questões. Eu tenho alguns resumos prontos, aos quais eu acrescentava algumas informações extraídas de questões mas, em regra, os comentários dos professores e dos colegas eram suficientes para refrescar a memória acerca do conteúdo. E foi aqui, que o o TEC foi fundamental. De todas as ferramentas que utilizei durante a minha preparação, o TEC foi a principal e mais relevante. Se eu posso te dar um conselho é: se você tem poucos recursos (tanto financeiros, quanto de tempo), invista-os nas questões. Invista-os em conhecer a banca examinadora do seu concurso. Invista-os no TEC.


Bem, eu prestei 4 provas nesse período (SEFAZ - CE, SEFA - PA, SEFAZ - AM e SEF - MG) o que pode ser considerado pouco, tendo em vista que foram 4 anos estudando. Isso se deveu a dois fatores: medo e foco.


O primeiro, porque eu tinha muito receio de me pôr a prova, de ver como eu estava, como eu iria me sair. Tinha medo de ver que mesmo estudando com a maior disciplina que eu tinha a oferecer, eu ainda estivesse muito longe de ser aprovada. Esse primeiro fator, eu te digo: foi um erro. Afinal, foram os erros, tanto da preparação como da execução da prova, que me fizeram evoluir e melhorar a cada concurso. Portanto, se financeiramente você puder fazer prova, faça (lógico que isso se aplica a quem já conseguiu construir uma base). Afinal, nenhuma experiência se perde, e cada certame vai te acrescentar alguma lição que será primordial para que você se conheça e alcance a sua aprovação. Isso pode parecer um pouco óbvio, mas eu acredito que, assim como eu, existem muitos com medo por aí. E esse medo não vai te levar a lugar nenhum.


Por outro lado, o foco fez com que, a cada edital que saía próximo a outro, eu fosse forçada a escolher um certame. Claro que havia a questão financeira, eu dependo dos meus pais e não podia abusar e simplesmente ir fazer toda e qualquer prova sem a devida preparação. Mas, foi o foco que me fez abraçar cada edital e não tentar conciliar. Dar conta de um já era insano, dois então... Eu não conseguiria. Além disso, eu escolhi uma área, a fiscal, e me mantive focada nela. Não desviei em nenhum momento. Confesso que é tentador, mas atribuo muito da minha conquista a esse foco.


Portanto, quero deixar a mensagem de que se você se comprometer verdadeiramente com o seu sonho, for persistente e resiliente, você chega lá. Tenha humildade para reconhecer suas falhas, pesquise e invista nas ferramentas corretas e não acredite em tudo que vê por aí. Não existe fórmula mágica, assim como também não existe receita de bolo. Encontre o que funciona para você, dedique-se, tenha fé e você conseguirá.


Por fim, quero agradecer a plataforma pela excelência no serviço prestado e pela oportunidade de contar um pouquinho da minha caminhada, e dedicar a minha aprovação a Deus e aos meus familiares.