Eu chamo Josué Vasconcelos, tenho 32 anos, sou casado e pai de uma linda princesa de 8 meses. Atualmente, sou Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO)
1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Fui aprovado nos seguintes concursos:
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos?
Sou formado em ciências contábeis, pós graduado em contabilidade internacional e em contabilidade pública, auditoria, controladoria e finanças.
O que me levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos foi o fato de o serviço público proporcionar tempo e qualidade de vida para dar atenção à família, combinado com remunerações atrativas.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Até minha aprovação no concurso de Perito Criminal Contábil da Polícia Científica do PR, eu vinha estudando há três anos, com foco principal na área de controle. Durante esse período, aproveitei a similaridade entre algumas disciplinas para ampliar minhas oportunidades, prestando também concursos em áreas correlatas.
Minha rotina de estudos era intensa e bem estruturada. No pré-edital, mantinha uma média de 6 a 7 horas líquidas por dia, conciliando 10 a 14 disciplinas simultaneamente.
Claro que nem sempre consegui atingir essa carga horária, mas impus um mínimo de 4 horas diárias, garantindo consistência na preparação.
O fato de trabalhar em escala 24/72h na época me permitiu otimizar meu tempo, possibilitando longas jornadas de estudo. No pós-edital, minha dedicação se intensificava ainda mais: estudava todo o tempo disponível, chegando a acumular 79 horas líquidas de estudo em uma única semana .
O fato de trabalhar em escala 24/72h na época me permitiu otimizar meu tempo, possibilitando longas jornadas de estudo. No pós-edital, minha dedicação se intensificava ainda mais: estudava todo o tempo disponível, chegando a acumular 79 horas líquidas de estudo em uma única semana .
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi extremamente fundamental para a minha aprovação . Quem não faz questões não estuda para concursos. Além de fixar o conteúdo teórico, praticar questões me permitiu entender o estilo das bancas.
Fazia tantas questões que nem sei uma quantidade exata para informar (rsrs), mas o volume era enorme, e esse hábito foi determinante para minha evolução.
O TEC Concursos teve um papel essencial nesse processo, pois sua plataforma me permitiu filtrar questões por banca, assunto e nível de dificuldade, além de acompanhar meu desempenho e focar em meus pontos fracos. Isso otimizou meu tempo de estudo e tornou minha preparação muito mais eficiente.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Antes de tudo, é essencial entender o que realmente significa estudar para concursos . Esse é um projeto de vida que exige dedicação, disciplina e resiliência.
Busque conversar com quem já chegou lá, conheça as dificuldades do caminho e esteja preparado para enfrentar os desafios. Antes das aprovações, há muito suor derramado, e cada obstáculo superado fortalece sua jornada.
Uma vez seu objetivo definido, não negocie com ele .
A constância nos estudos e a mentalidade certa fazem toda a diferença. E, acima de tudo, confie em Deus.
Essa trajetória não é fácil, mas acredite que tudo acontece no tempo certo e que cada esforço será recompensado.
Mantenha o foco, acredite no processo e siga firme.
Sua aprovação chegará!