Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

José Roberto Severiano Gomes Júnior, 20º - Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ CE)

Já conhece a história de sucesso de José Roberto Severiano Gomes Júnior? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Meu nome é José Roberto. Sou de Fortaleza e passei no concurso que tinha como alvo desde julho de 2016 (quando eu tinha 24 anos). Hoje, outubro de 2021, eu tenho 29 anos e sou formado em Administração pela UFC e pós graduado em Gestão Empresarial pela UNIFOR.


No período da universidade, não tive a pretensão de prestar concurso público. Minha ideia era a de trabalhar na iniciativa privada. Quando concluí a graduação, em junho de 2015, casei e estive trabalhando em uma pequena empresa, mas senti na pele a recessão econômica que assolava nosso país. Como a pequena empresa familiar na qual eu trabalhava não estava indo bem, eu comecei a procurar melhores oportunidades e percebi que mesmo sendo pós-graduado em uma universidade federal e pós graduando em outra grande universidade, o mercado de trabalho simplesmente não estava me dando oportunidades atraentes. Percebi que aquele não seria o melhor caminho a se trilhar. Poucas oportunidades, baixos salários e carreiras pouco atraentes. Então em julho de 2016 decidi que queria ser auditor fiscal da SEFAZ CE, assim como meu pai é desde 1992.


Com o apoio da família comecei a estudar em tempo integral e em 7 meses de muito estudo prestei meu primeiro concurso para o fisco municipal de Aquiraz. Fiquei em 4 lugar. Era 1 vaga e 3 vagas de cadastro de reserva. Então fui aprovado, mas nunca sequer chamaram o primeiro colocado. Foi uma decepção. Após esse concurso ainda prestei outros oito certames antes de finalmente chegar a minha sonhada e demorada prova: a SEFAZ CEARÁ. As provas e os resultados foram os seguintes:


1.      ISS Aquiraz (2017) – Aprovado CR, 4º 

2.      ISS Canindé (2108) – Aprovado CR, 4º 

3.      ISS Aracati (2108) – Aprovado e em exercício, 5º

4.      ISS Sobral (2018) – Aprovado CR, 22º (15*) 

5.      ICMS Goiás (2018) – Sem classificação (eu não atingi mínimas) 

6.      ICMS Rio Grande do Sul (2019) – 822º 

7.      ISS Jericoacoara (2019) – 60º (estava estudando para Guarulhos) 

8.      ISS Guarulhos (2019) – 583º 

9.      ISS São Gonçalo do Amarante (2019) – (12º) 

 

O sonho foi realizado após minha 10ª prova, onde conquistei o 20º lugar das 50 vagas para Auditor Fiscal da Receita Estadual – AFRE da SEFAZ Ceará (ainda resta a prova de títulos que é meramente classificatória).


Ao longo dos cinco anos entre a decisão de ser auditor da SEFAZ CE e o concurso, tive muitos altos e baixos. Comecei com uma carga horária semanal bem alta, mas desanimei com a demora em sair o edital. Havia meses que estudava bem, havia outros que não estudava nada. Quando estava em ritmo bom de estudos, estudava em média 40h por semana. Quando começava a trabalhar em algum emprego, geralmente não estudava nada. Nesses altos e baixos acabei demorando mais para chegar a uma aprovação em um concurso “top” do que deveria. Apesar de acumular mais de quatro mil horas líquidas de estudo até início de 2021, eu só tinha aprovações em concursos municipais. Considero que estudar 4 a 6 horas por dia (cerca de 30 horas por semana), ainda que não seja o seu máximo, é o ritmo que a maioria das pessoas pode manter em longo prazo. Um ritmo que não cansa e que permite continuar estudando até sair o edital esperado.  Bem melhor do que sair estudando em demasia e não conseguir manter uma rotina de estudos ao longo de anos sem interrupções, pois elas aniquilam qualquer progresso.


Quanto ao TEC Concursos, considero essa equipe um diferencial na minha preparação. De certa forma até me lamento ter demorado muito para assinar essa plataforma. Comecei com outro site que por mais que fosse bom não chega ao nível do TEC. E olha que dei esse vacilo por causa de poucos reais ao mês. O TEC vale muito a pena. É uma plataforma de questões completa e que praticamente todos os concurseiros profissionais de alto nível no país utilizam.


No meu pós-edital, vocês foram de uma importância inestimável. Cheguei a realizar mais de 11 mil questões em pouco mais de 80 dias e quase todas elas estavam organizadas pelo TEC. Questões inéditas, guias de estudo, caderno de questões compartilhadas, questões favoritas, comentários de colegas. O TEC é um mais que uma ferramenta, é uma comunidade de pessoas cooperando para chegarem juntas nos seus objetivos! Muito obrigado pela ajuda de vocês! Vocês são demais!

 

Deixe seu comentário: