1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Sefaz Cuiabá (Auditor Fiscal, 33º), Sefaz MA (Auditor Fiscal, 79º) e TCE PE (Analisa de Controle Externo, 104º).
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou graduado em Engenharia de Produção pela UFRN (2014). Durante a faculdade, percebi que não me identificava tanto com o curso e com a iniciativa privada. Inicialmente, decidi fazer concursos públicos que exigissem apenas nível médio na minha cidade. Após aproximadamente 2 anos de estudo (2012 a 2014), passei em um concurso para Técnico Administrativo da UFRN. Após essa aprovação, terminei minha graduação e decidi estudar para concursos maiores. Em um primeiro momento, pensei em estudar para tribunais; mas, com poucos meses de estudo, conheci a área fiscal por indicação de um conhecido e decidi que era isso que eu queria. A partir daí, foram aproximadamente 3 anos de muito estudo (2014-2017) até conseguir as aprovações que me renderam três nomeações nos anos seguintes.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Foram aproximadamente 3 anos de estudo. Como eu trabalhava e estudava, eu não tinha tanto tempo livre para estudar. Eu estudava em média 4h/dia durante a semana e 6h/dia no fds. Quando estava sem edital, tirava alguns domingos para descansar. Já no pós-edital, eu estudava de segunda a segunda.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi essencial para minha aprovação. Em um primeiro momento, as questões ajudaram a fixar o conteúdo aprendido nas aulas teóricas. Depois de acabar todo o conteúdo teórico, as revisões eram quase que exclusivamente apenas por questões; após fazer uma questão, revisava o conteúdo pelo comentário do professor e de alguns alunos; usava algum material teórico apenas em momentos específicos, quando percebia que estava com dificuldade em algum assunto.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Na minha opinião, as principais características de alguém que quer ser aprovado são: dedicação e constância. Faça sempre seu melhor, todo dia. Foque no processo, em melhorar seus estudos, em estudar por bons materiais, em revisar corretamente, em fazer milhares de questões durante sua preparação; com dedicação, a aprovação será consequência de um trabalho bem feito.