Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

José Costa, 3ª (AC) - Administrador (UFDPar - 2023)

Já conhece a história de sucesso de José da Costa? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Sou do município de Rafael Godeiro que fica localizado no interior do Rio Grande do Norte, mais especificamente da comunidade rural Cacimbinha na qual moram aproximadamente 14 famílias.

Filho de agricultor e dona de casa, no ano de 2009, aos 18 anos, fui morar em Mossoró – RN para cursar Administração na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) após ter sido aprovado no vestibular dessa instituição. Durante o curso, dediquei-me à vida acadêmica por meio da publicação de artigos e participação projetos de pesquisa e em congressos e, por muito tempo, pensei em seguir a carreira de professor em universidades ou institutos federais. No entanto, em 2022, quando já estava no segundo ano do doutorado, vi que tudo que estava vivendo naquele ambiente não estava mais me satisfazendo.

Nesse contexto, tentei começar a estudar para concursos, mas, em virtude das demandas que o doutorado ainda exigia, sempre parava e não dava continuidade às matérias. Ainda fiz o concurso da UFRN em janeiro de 2023, mas não obtive êxito. Como já estava cansado do meio acadêmico, não fui bem na qualificação do projeto de tese e, depois disso, resolvi abandonar o doutorado e me dedicar aos estudos para concursos no início de maio de 2023.

No final desse mesmo mês, fiz a prova de Assistente em Administração da Prefeitura de Pau dos Ferros – RN, tendo sido aprovado na 4ª colocação. Porém, como o salário era baixo, não compensava me mudar para essa cidade. Em seguida, no mês de junho, fiz o concurso da Câmara Municipal de Natal para analista legislativo, mas não passei nem perto (Kkkkkk). Depois, o próximo desafio foi a prova de Assistente em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nessa prova tive um desempenho relativamente bom, mas ainda assim não consegui a aprovação.

Na sequência foi o momento de tentar a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O edital previu vagas tanto para o cargo de Assistente em Administração (24), quanto para Administrador (03). No decorrer da preparação procurei focar mais para o cargo de Assistente em Administração, pois já vinha com a bagagem do concurso da UFPE e acreditava ter mais chances nesse cargo. Porém, como boa parte do conteúdo do edital era igual, optei por fazer as duas provas (nível superior pela manhã e nível médio a tarde).

Para minha surpresa, quando saiu o resultado tive a alegria de ser aprovado nos dois cargos. Para Assistente em Administração fiquei na 16ª posição e para o cargo de Administrador obtive a 3ª colocação no concurso. No início de janeiro saiu a nomeação para o cargo de nível superior e, no dia 05 de fevereiro de 2024, tomei posse como servidor público federal.

Eu consegui! Você também consegue! Conte com o Tec Concurso para isso.