Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

José Pereira, 18º - Técnico em Atividades de Trânsito (DETRAN-DF)

Já conhece a história de sucesso de José Augusto Araújo Pereira? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)? 
Fui aprovado para agente administrativo de uma prefeitura, soldado do CBM-DF e para escriturário do Banco de Brasília (colocação 130). Todos eles no cadastro reserva. Essa foi a minha primeira aprovação dentro das vagas.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Gestão de Recursos Humanos, mas nunca trabalhei na área. A primeira vez que estudei para concurso público foi em 2014. Fiz um concurso nesse ano e outro em 2015.

 

Na época eu trabalhava o dia todo e não tinha acesso a bons materiais. Infelizmente não fui muito bem nesse início de percurso.

 

Em 2016, quando saiu o edital do CBM-DF, decidi me preparar para Soldado. Nessa época, eu não estava trabalhando e já havia no mercado um leque maior de cursos online com bons materiais e preços mais acessíveis, então eu me preparei de maneira mais adequada e consegui ficar no cadastro reserva. Nunca fiz cursinho presencial.

 

 

No ano de 2019, decidi estudar para o cargo de escriturário do Banco de Brasília. Me preparei por cerca de 5 meses, já usando o TEC, e fiquei com uma boa colocação no cadastro reserva.

 

Após mais de 2 anos sem estudar, ano passado retomei com a publicação do edital do Detran-DF.

 

Quando iniciei os estudos, o edital já estava na praça há algumas semanas, então tive cerca de 70 dias para me preparar. Felizmente, deu tudo certo e consegui minha primeira aprovação dentro das vagas. O estudo quase que exclusivamente por pdf’s aliado a resolução de questões na plataforma do TEC fizeram total diferença na minha preparação, que foi bem curta.

 

Eu sempre fui uma pessoa muito tímida e percebi que isso sempre me prejudicava na hora de procurar emprego. Os processos seletivos acabam sendo subjetivos e muitas das vezes quem tem um perfil mais "fechado" fica em desvantagem em relação as pessoas mais sociáveis.

 

Então vi no concurso público uma forma mais democrática e impessoal para conseguir um emprego, além dos ótimos salários se comparado a iniciativa privada. Alguns eu prestei pensando na estabilidade e demais vantagens do serviço público e outros realmente foram um desejo pessoal, na verdade, um sonho.

 

3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Não sou um "concursando profissional". Comecei a estudar em 2014, mas houveram longos hiatos durante esse caminho. Creio que eu tenha aproximadamente 2 anos de preparação, contando somente o período que eu realmente estive estudando.


Para esse concurso em específico, como eu não estava trabalhando e tinha pouco tempo até a data da prova, estudei cerca de 7 horas líquidas por dia.


Em alguns desses dias, meu rendimento era menor, mas eu sempre tentava estudar um pouco mesmo quando me sentia menos produtivo.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
As questões me ajudaram bastante a mensurar a minha aprendizagem em cada assunto. Além disso, serviram para aprender como os assuntos seriam cobrado e qual a profundidade de conhecimento eu precisava ter em cada um deles. Também revisei através delas e nos momentos em que estava cansado da leitura do material, eu as usava como fonte de estudo, já que acaba sendo uma forma mais dinâmica e menos cansativa se comparado a leitura.

 

Conheci o TEC em 2019 e o que mais gostei em relação aos concorrentes é da simplicidade da plataforma.


É muito fácil e rápido filtrar as questões e criar um caderno com elas. Não é preciso muitos cliques e nem gastar muito tempo com isso. Em questão de minutos eu criava um novo caderno e começava a respondê-las.


Além disso, achei o banco de questões bastante atualizado. Questões de concursos bem recentes já estavam disponíveis para que eu pudesse responder. Como eu tinha um tempo curto até a prova, ter acesso a um material atualizado me ajudou muito, pois muitas vezes só dava tempo de responder a elas antes de avançar para outros assuntos.


O material teórico também me auxiliou bastante. Em uma das disciplinas, Código de Trânsito Brasileiro, estudei quase que exclusivamente por ele, pois gostei muito da didática do professor e da maneira como o conteúdo era organizado. (Deixo aqui meu sincero agradecimento ao docente).


Os comentários dos professores e dos próprios alunos também foram um diferencial. Através deles eu conseguia avaliar o quão profundo era meu conhecimento sobre aquele assunto e “pescar” mais alguns detalhes que eu não havia percebido.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Acredite, acredite em você. Acredite porque é possível. Esse foi o meu diferencial.

 

Mesmo quando eu não tinha os melhores materiais para estudar ou precisava trabalhar e quase não sobrava tempo pra me preparar, eu acreditei.


Quando eu ficava tão longe das vagas que era até difícil encontrar meu nome no resultado do concurso, eu acreditava que no próximo iria dar certo.


Apesar de não ter nascido com um cérebro privilegiado e não ter tido uma boa formação escolar, eu sempre acreditei.


Milhares de pessoas com histórias de vida mais difíceis que a minha já passaram, então isso me fez crer que seria possível eu conseguir também.


Acredite e não espere as condições perfeitas para estudar. Comece agora e vá “ajustando as velas” ao longo da caminhada.


Além disso, dê o seu melhor todos os dias, mesmo que o seu melhor hoje seja 30 minutos de estudo ou algumas questões resolvidas.


Vai chegar o dia que você vai fazer uma prova e essa vai ser a que vai te dar a tão sonhada aprovação. Nesse dia você vai perceber que todos os esforços e renúncias valeram a pena.


No mais, bons estudos a todos!!!