Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Joelson Filho, 4ª (AC) - Auditor de Controle Externo (TC DF - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Joelson Fernandes Carlos Filho? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • Estagiário do MPF de engenharia 2015 (1º lugar);
  • Analista de engenharia do MPRN 2017 (8º lugar);
  • Analista de Controle Externo do TCEMG 2018 (9º lugar);
  • Auditor de Controle Externo do TCDF 2023 (4º lugar).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em engenharia civil pela UFRN (2018). 

Nos dois últimos anos de graduação, estagiei no setor de engenharia do MPF. Até ali, minha ideia era abrir uma pequena empresa de engenharia, focada sobretudo em projetos de acessibilidade para edificações (que era minha especialidade à época). 

Eu tinha preconceito com o serviço público, por achar que não se trabalhava, mas também tinha tido péssimas experiência no setor privado, estagiando em obras e escritórios de engenharia. 

Assim, minha opção por empreender era por entender que teria mais liberdade e qualidade de vida trabalhando pra mim mesmo. 

Ocorre que o meu chefe lá nesse estágio do MPF, Bruno, me mostrou que existia gente séria no serviço público. Trabalhava-se muito e bem nesse setor em que eu estagiei. 

Assim, ele conseguiu mudar minha mentalidade quanto ao serviço público. Não só isso, ele custeou meu primeiro material, para que eu estudasse para o TCEPE 2017 (concurso em que reprovei, mas fundamental no meu amadurecimento). 

Então, tendo me formado no início de 2018, vendi minha moto, que era meu único patrimônio, e investi tudo nos meus estudos. Foram 6 intensos anos, em que pude experimentar todas as possibilidades de estudo. 

Em 2018 fiquei por conta dos estudos. Depois de tomar posse no TCEMG, passei a trabalhar e estudar, entre 2019 e 2023. Por fim, com a aprovação para Auditor de Controle Externo do TCDF, aposentei as canetas. 

Atualmente, estou no setor que realiza auditorias em obras e serviços de engenharia, em que se pratica auditoria de obras baseada em riscos. Além disso, tenho um ótimo ambiente de trabalho, com pessoas super comprometidas e competentes, de forma que estou super realizado profissionalmente. No final, cada esforço empregado nesses 6 intensos anos de estudos foi recompensado. 


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Aposentei as canetas em dezembro de 2023, com a prova para auditor do TCDF (cargo que exerço hoje). 

De toda forma, quando estava por conta dos estudos (2018), estudava 6h30min de segunda a sexta, mais umas 3h no sábado, com o domingo de descanso, sem exceções.

Após isso, passei por vários cenários de conciliar estudo com trabalho, mas na média, passei a estudar 3h por dia de segunda a sábado, com o domingo de descanso, sem exceções. 

Durante os 6 intensos anos no mundo dos concursos, estudei aproximadamente 4.000 horas líquidas, computadas no aplicativo Aprovado. Cada horinha dessas valeu a pena. 


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Eu diria que a parte mais importante do estudo para concursos é montar uma base teórica sólida. Depois disso, vem a resolução de questões, o que não reduz sua importância.

O TEC foi uma das ferramentas mais importantes em minha aprovação. Durante os 6 intensos anos de estudo, devo ter resolvido tranquilamente mais de 100 mil questões. 

O diferencial do TEC é o comentário dos alunos. Além de ter ótimos professores comentando, os alunos acabam tendo esse papel crucial. Hoje sou amigo de vários desses alunos, os quais chamo de "lendas do TEC". 

Por exemplo, o Silvester Stallonge TCU, que hoje está no TCU. O Nathan Klassman, também no TCU. O Zlliter, no TCEGO. E por aí vai. 

Tec é vida!  


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
As coisas não acontecerão no seu tempo, mas elas acontecerão. Portanto, o mantra que eu sempre deixei nos meus comentários das questões vou repetir aqui: "treinar, treinar, treinar, na hora certa a recompensa virá". Bons estudos, meus chapas!