Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

João Nonnenmacker, 3º - Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual - SEFAZ AL

Já conhece a história de sucesso de João Vitor Nonnenmacker? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá, me chamo João Vitor, tenho 25 anos e decidi estudar para concurso público em 2015. Na época o que me motivou a iniciar nessa trajetória foi o fato de morar numa cidade do interior com pouquíssimas oportunidades de crescimento profissional.


Comecei estudando para concursos de nível médio pois estava no início da minha graduação e com poucos meses de estudo fiz a prova do TRT4 em 2015 e obtive minha primeira aprovação, porém fora das vagas previstas no edital. Apesar de não ter ficado nas vagas aquela prova me mostrou que era possível alcançar meu objetivo.


Na sequência fiz a prova do TRE/RS também em 2015, consegui uma das 5 melhores notas objetivas do concurso, porém fui eliminado na discursiva. As questões discursivas sempre foram meu ponto fraco.


Continuei tentando e em 2016 fui fazer a prova da EBSERH a qual consegui a aprovação em 1° lugar e o ingresso no serviço público. Foi então que cometi um dos erros da minha jornada, acabei me acomodando em um concurso que era para ser só um concurso escada para outros melhores.


Foi só em 2019 que decidi voltar aos estudos para concursos, fiz novamente a prova da EBSERH no início de 2020, mas nesse caso fiz para nível superior, alcancei uma boa colocação, mas ainda assim fora das vagas. Após essa prova comecei a repensar meus objetivos e onde queria chegar, decidi que iria ser auditor e investi tudo que eu tinha nesse sonho.


Iniciei estudando para o TCE/SC que já estava com banca definida e somente aguardando o edital, entretanto devido à pandemia o concurso foi paralisado. Meses depois com a saída do edital para o ISS-Aracaju acabei conhecendo a área fiscal e por ter mais afinidade com as disciplinas de tributário e contabilidade acabei migrando para essa.


Como a vida de concurseiro não é fácil, em dezembro de 2020, já em Aracaju na véspera da prova, um candidato entrou com mandado de segurança e o TJ-SE suspendeu o concurso pegando todos de surpresa, foi um soco no estômago. Voltei para casa ainda digerindo a situação, não conseguia colocar a cabeça no lugar para voltar aos estudos.


Alguns dias depois do ocorrido e já retomando a rotina eu conheci o TEC, foi aí que elevei meu nível nas resoluções das questões, a qualidade dos filtros e a praticidade da ferramenta são fantásticas. Sem edital previsto eu comecei a rever e consolidar minha base de conhecimento, passei também a monitorar de forma mais precisa minhas horas de estudo e meus percentuais de questões.


Aqui fica uma dica para os concurseiros, monitorem seus estudos, cronometrem suas horas, descubra seus pontos fracos, façam planejamentos semanais e sigam esse planejamento. Eu negligenciei por muitos meses esses pequenos detalhes que com certeza fazem a diferença na jornada até a aprovação.


Nesse período saiu o edital da SEFAZ/AL, edital pesadíssimo com um conteúdo programático enorme, algumas matérias novas, dois dias de prova e para minha felicidade duas questões discursivas. Esses 4 meses de pós-edital foram com certeza os mais insanos da minha vida, praticamente só saia de casa para o trabalho, exclui redes sociais, dormia pouco, tomava muito café, não via familiares, amigos, nada.... Eu estava estudando em média 40h líquidas por semana e no último mês quando puxei férias eu passava de 50h.

 

Abri mão de muita coisa nessa jornada, mas não me arrependo dessa decisão, eu sabia que tudo valeria a pena. Quando saiu o resultado eu fiquei completamente sem reação, a sensação de alívio é absurda, parecia que tinha saído uma tonelada das minhas costas. Quando fui contar para a minha mãe, desabei em choro, é difícil descrever a felicidade da realização de um sonho.


Por fim, gostaria de dizer para quem ainda está nessa batalha, descubra a sua motivação e se agarre nela com todas as suas forças pois ela que vai te fazer manter a disciplina e a constância durante esses longos anos de estudo.