Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

João Filho, 180º - AFRE - Auditoria e Fiscalização (SEF MG)

Já conhece a história de sucesso de João Carlos Machado Filho? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
R: Fui Aprovado no Concurso da Polícia Federal (2021) para o Cargo de Agente em 5º lugar; e, mais recentemente, em 157º (classificação preliminar) no Concurso da SEF-MG para o Cargo de Auditor Fiscal (obs.: meu foco sempre foi a carreira Fiscal)


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
R: Sou Engenheiro Mecânico, formado na Universidade Federal de Itajubá - MG. Decidi estudar para concursos pois o mercado de trabalho estava muito instável quando me formei. Além disso, um amigo próximo passou no concurso de Auditor em Santa Catarina e me incentivou a prestar concursos, o que me deu ainda mais ânimo. Por fim, meus pais e minha namorada também me incentivaram e me apoiaram 100% nessa luta, isso com certeza foi o principal fator para eu me dedicar e alcançar as aprovações.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
R: Já estudo há uns 4 anos. Porém, nesse meio tempo houve alguns contratempos e interrompi meus estudos por alguns meses (o que não é nada bom para quem estuda). Mas sempre tentei, ao máximo, manter uma constância de pelo menos 5 horas líquidas por dia em Pré-Edital. Às vezes mais, às vezes menos, mas sempre em torno disso. 


Já quanto aos pós-editais, a carga horária era bem mais pesada, chegando às vezes a 8 horas por dia, porém nunca consegui manter uma carga horária dessa por muito tempo, sempre oscilei entre 5 e 8 horas líquidas em Pós-Edital.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
R: A resolução de questões é um verdadeiro divisor de águas, pois, apesar de existirem diversos métodos de estudo, todos eles requerem alto volume de resolução de questões para serem eficazes quando o assunto é concurso público. Resolver questões ajuda a conhecer a banca, melhorar a fixação da teoria, se adaptar, se acostumar com o tempo, enfim, tudo que o concurseiro precisa na hora do certame. Nesse ponto o TEC concursos me ajudou muito, pois a comunidade de alunos e de professores sempre me ajudou a sanar as dúvidas e melhorar o desempenho. Fazer questões é a maneira mais efetiva de consolidar o aprendizado e a plataforma do TEC ajuda MUITO nesse quesito.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
R: Cuidado com discursos sensacionalistas ou metas exageradas. Não adianta se comparar com os outros baseando-se só na quantidade de horas estudadas, a melhor comparação é no desempenho das questões (é isso que conta na hora da prova). O ideal é começar com uma rotina leve e ir aumentando gradualmente. Melhor ainda é buscar uma consultoria de ensino séria e focada na carreira desejada, pois faz muita diferença, já que elas nos colocam no caminho certo e economizam muito tempo e energia (apesar de ser mais oneroso, compensa muito). Por fim, o maior segredo de ser concurseiro é ser insistente: estudar, resolver questões, aprender mais conteúdo, melhorar e otimizar os resumos, revisar, repetir esse ciclo, tentar, tentar e tentar até passar (é pura paciência). Se não estiver bem emocionalmente, procure ajuda profissional, faça meditação e algum esporte (me ajudou muito). Desejo Muita Boa Sorte a todos que estão nessa luta!