1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou João Lucas, formado em Administração e com especialização e mestrado em Gestão Pública. Tenho 34 anos e sou Brasília – DF.
Tomei a decisão de estudar para concursos em 2014, com 24 anos, quando percebi que através dos concursos eu poderia ter uma segurança financeira mais sólida e, o mais importante pra mim a época, a estabilidade que serviço público proporciona.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Minha trajetória no mundo dos concursos se divide em duas partes. Na primeira, entre 2014 e 2016, eu não trabalhava, então conseguia organizar minha rotina de maneira 100% voltada para os estudos.
Na segunda parte, que iniciou em 2022, eu já estava trabalhando, então tive que fazer alguns ajustes na minha rotina. Como tenho dois filhos pequenos (1 e 3 anos), foi necessária uma “força tarefa” em casa. Minha esposa me apoiou/apoia bastante. Passei a acordar às 04:00 da manhã e aproveitava que todos em casa ainda estavam dormindo para estudar. Conseguia estudar até 07h ou 08h (dependia da demanda no trabalho), quando eu ia me arrumar para ir trabalhar. Por vezes aproveitava o horário do almoço (12h as 14h) para estudar. Chegava em casa por volta das 18h30 e conseguia estudar entre 1h / 1h30 pela noite. Essa foi minha rotina durante 2023 e início de 2024.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é o principal pilar na minha preparação. Além de colocarmos em prática a teoria que foi estudada, também é uma forma de revisar o conteúdo.
O Tec é, sem dúvidas, a melhor plataforma de resolução de questões. Os comandos são intuitivos, a criação e edição de cadernos de questões são de fácil manuseio e a forma como podemos nos organizar, na área do aluno, simplifica quando vamos de fato estudar, evitando perdas tempo. Além disso, os comentários dos professores nas questões são diferenciados. Estudo muito através de questões e, digo com propriedade, os comentários dos professores são um suporte excelente para nossa preparação. Muitos comentários chegam a ser um resumo objetivo de um dado conteúdo ou assunto.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Ao iniciar os estudos, considero que o mais importante é conversar com pessoas que passaram por situação semelhante a qual você se encontra. Isso é muito valioso! Não existe uma fórmula mágica, claro, mas ter uma orientação de quem já vivenciou isso é fundamental.
Cerque-se de pessoas que tenham objetivos e ambições semelhantes aos seus.
E viva o mundo dos concursos de forma imersiva! Está na academia? Escute uma aula. Está aguardando sua vez num consultório? Leia uma lei seca ou seu resumo. Enfim, explore tudo o máximo que puder. Lembre-se, também, de agradecer a Deus pela oportunidade, pois muitos queria está na mesma situação que a sua. E, claro, curta bastante a família, no final (no início também), ela é quem te apoiará incondicionalmente.