Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Jhon Felix, 6ª (AC) - Analista de Tecnologia da Informação (BRB - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Jhon Felix? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Fui aprovado no concurso da DataPrev e no concurso do Banco de Brasília - BRB:

  • DataPrev (2023) - 3º lugar no cargo de Analista de TI - Gestão de Serviços de TIC;
  • Banco de Brasília (2024) - 6º lugar no cargo de Analista de TI.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Minha trajetória nos concursos públicos começou em 2020, quando eu tinha 19 anos (atualmente tenho 23). Decidi seguir esse caminho em busca dos benefícios e da estabilidade que o serviço público oferece, além de me atrair pela remuneração competitiva da área. Iniciei estudando para concursos de nível médio, mas logo percebi que, para alcançar melhores posições, seria importante obter uma formação superior. Por isso, escolhi a área de Tecnologia da Informação (superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS), uma área em crescimento e com muitas oportunidades, tanto no setor público quanto no privado. Desde então, tenho conciliado o trabalho, a faculdade (me formei recentemente) e os estudos para concursos, o que exigiu muita organização e força de vontade, pois é complicado conciliar tantas responsabilidades de forma 100% satisfatória.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo há cerca de 4 anos, sendo os últimos 2 anos focados especificamente na área de Tecnologia da Informação. Não seguia um cronograma de horas diárias, pois nem sempre era possível, e percebi que meu desempenho caía ao forçar essa rotina. Então, passei a definir meu progresso pelo "número de PDFs lidos + N questões sobre o assunto" em vez de "horas estudadas". Tentava finalizar, no mínimo, 3 PDFs de matérias diferentes por dia.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é fundamental para a preparação, pois condiciona o cérebro para o dia da prova e contribui na memorização dos assuntos estudados. O TEC me ajudou muito nessa etapa! A plataforma é bem organizada, com recursos indispensáveis para uma boa preparação, além de contar com muitas questões comentadas e excelentes professores.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Aos demais concurseiros, gostaria de deixar uma mensagem de incentivo. Estudar para concursos públicos é um caminho árduo, que exige disciplina, paciência e muita persistência. Nem sempre vemos resultados imediatos, e é fácil se sentir desanimado. No entanto, cada hora de estudo, cada sacrifício e cada dúvida superada é um passo em direção ao objetivo.