Olá, concurseiros! Meu nome é Jéssyca Dondoni, hoje eu sou Auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil (47º CN), mas desde quando comecei a estudar lá em 2017 eu consegui aprovações nos seguintes cargos: fiscal de tributos da Prefeitura de Dois Córregos/SP (2º), o qual exerci por 3 anos, depois assumi como agente legislativa na Câmara Municipal de Piracicaba/SP (5º) e por último saiu uma convocação como auditora interna na Prefeitura de São Roque/SP (3º), o qual eu recusei por já ter chegado ao meu cargo-fim.
Sou formada em Engenharia Elétrica, porém eu não me identifiquei com a iniciativa privada desde quando estagiei na área. Percebi que para se alcançar um salário legal eu teria que dedicar todo o meu tempo, inclusive o tempo com a família e o tempo de lazer, para chegar aonde eu queria profissionalmente. Por esse motivo eu escolhi estudar para concursos: para conquistar um salário bom, sem ter que abdicar a minha vida particular para isso.
No total, dediquei 6 anos aos estudos para concursos. Assim que tomei a decisão de estudar para a área fiscal eu “só” estudava, então eu fazia em torno de 7-8h líquidas por dia. Mas essa rotina não foi sustentável a longo prazo. Depois de 2 anos, já concursada e sem o peso de estar desempregada, durante a semana eu estudava 4h por dia, e aos finais de semana subia para 6h/dia. Essa rotina eu consegui manter por mais tempo. No meu último ano como concurseira não conseguia passar de 3h líquidas por dia. O cansaço realmente bate depois de tanto tempo estudando, mas vale a pena demais continuar mais um pouco!
O TEC me ajudou desde quando terminei o ciclo básico da área. Passei uma vez pela teoria e parti para resolução massiva de questões. Resolver questões é o que vai te fazer passar na prova! As questões vão te direcionar para o que é mais importante dentro daquele assunto. E as questões que você errar são as que você vai gravar para não errar no dia da prova. Foram cerca de 100k questões resolvidas na plataforma. Os comentários dos professores e dos alunos enriquecem o aprendizado, tiram nossas maiores dúvidas e acabam indo para as revisões/caderno de erros para não se errar mais e aprender de vez aquilo ali.
Por fim, queria deixar uma mensagem de perseverança aos colegas concurseiros: estudem com força e não deixem de escutar o que o corpo de vocês pede. Se estiverem cansados demais, descansem, diminuam a quantidade de horas estudadas, tomem fôlego e não desistam. Depois de tanta dedicação a colheita vem e vai ter valido a pena todo o esforço!