Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Jéssica Villar, 19ª - Auditor Fiscal da Receita Estadual - SEFAZ AL

Já conhece a história de sucesso de Jéssica Villar? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá, amigos do Tec Concursos. Sou a Jéssica, tenho 29 anos, moro em Teresina, sou formada em Direito e atualmente ocupo o cargo de Analista Administrativo no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.


Vários fatores me influenciaram a estudar para concursos, como a estabilidade trazida pelos cargos públicos, boas remunerações, a certeza de que teria meus direitos como servidora respeitados (férias, 13º salário), entre outros.


Por essa razão, em fevereiro de 2010 iniciei minha graduação em Direito, com a intenção de prestar concursos. Naquela época, já tinha uma noção de que gostaria de ser servidora pública, apenas não sabia em qual área iria tentar ingressar.


Logo após o término do curso, iniciei minha preparação para concursos de nível médio de Tribunais Regionais Eleitorais, quando foi publicado o edital para o concurso do TJ-PI, oportunidade que decidi agarrar com “unhas e dentes”. Minha preparação específica para o concurso do Tribunal foi no período do pós-edital, mas trouxe a minha bagagem de estudos da vida toda e dos concursos que já havia feito em 2015 (TRE-MA e TRE-SE). Desse modo, consegui ser aprovada em 23º lugar para o cargo que até hoje ocupo.


Minha segunda aprovação foi para o concurso do TRE-PI, prova realizada em janeiro de 2016. Aqui, também consegui ter um bom resultado e fui aprovada na 23ª colocação para técnico do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí.


Nesse período, já sabia da importância de resolver inúmeras questões, mas ainda não colocava isso em prática da forma como deveria.


Após essas duas aprovações, tive um período em que estava um tanto quanto perdida. Não sabia bem se gostaria de iniciar meus estudos para a área fiscal, se iria focar em controle, na realidade, nem entendia muito bem que deveria escolher uma dessa áreas e me especializar o máximo que pudesse nela.


Dessa maneira, aproveito para destacar dois erros que contribuíram para atrasar minha preparação e me deixaram para trás em diversos pontos: 1) minha indecisão e falta de informações: como eu não sabia ao certo o que queria, acabava não focando em uma das áreas e não conseguia avançar direito no estudo das matérias e 2) nessa época, não assumi o compromisso de levar os estudos com a seriedade necessária, então, por mais que eu quase sempre estivesse estudando, não tinha ainda a consistência e dedicação que a aprovação em um concurso de alto nível requer.


Gosto de dizer que o que abriu meus olhos foi a prova da Sefaz GO em 2018 (praticamente, minha primeira prova da área fiscal, pois havia feito o ISS Sobral sem muita noção do que estava fazendo). Assim, depois dessa prova da Sefaz GO, percebi que ou eu mudava meu comprometimento com os estudos (voltando a ser focada e bastante dedicada) ou não conseguiria realizar meu sonho de ser auditora.


Então comecei a estudar com constância, passei a organizar meus materiais de estudo, elaborando os resumos que utilizaria depois para a minhas revisões, estabeleci alguns métodos de revisão e fui aumentando gradativamente minha resolução de questões.


Para resolver as questões, assinei o Tec Concursos e logo me encantei com as funcionalidades do site, a facilidade para montar meus cadernos de questões e, logicamente, os esclarecedores comentários dos professores e os fóruns de comentários dos alunos. Percebi o quanto era importante aliar as duas ferramentas (comentário do professor e comentário dos alunos) para extrair o máximo de informações que pudesse a cada questão. Além disso, não foram poucas as vezes em que me diverti com os comentários e pude me identificar com as dificuldades dos outros alunos naquela mesma questão que também havia sido desafiadora para mim.


Após a Sefaz GO, obtive ainda outras reprovações: Sefaz RS, ISS Manaus e Sefaz AL (concurso de 2020). Mas sempre acreditava que minha aprovação seria apenas uma questão de tempo. Aqui, aproveito para deixar uma dica para os amigos concurseiros: desde que você estude de forma consistente, aplique os métodos para revisões, treine bastantes questões e acredite muito em si mesmo, saiba que conseguirá ser aprovado para o cargo dos seus sonhos. Por mais que demore e às vezes você duvide de si mesmo, confie nisso, pois o seu processo conduzirá você à vitória desejada.


Finalizando minha trajetória, me preparei ainda para o concurso de Aracaju, ocasião na qual o concurso foi suspenso após meses de dedicação. Esse foi mais um soco no estômago, mas já estava tão decidida que sabia que minha conquista seria ainda mais bonita após tantas dificuldades. Em 2021, fiz o concurso da Sefaz ES (1º concurso em que tive minha discursiva corrigida) e fiz os dois concursos em que obtive minhas aprovações na área fiscal: Sefaz AL (19ª colocada) e Sefaz RR (41ª colocada, com enorme chance de ser convocada ainda para o primeiro curso de formação).


Depois dessas vitórias, decidi largar minha caneta preta e pôr em prática outros projetos que há tempos vinha adiando, como criar um instagram (@jessicavillar.concursos) para auxiliar aqueles que estão em busca do seu cargo público.


Por fim, deixo um recado para você que está estudando e por algum motivo decidiu abrir meu depoimento em busca de inspiração: nunca deixe de acreditar em si mesmo. Cada pessoa tem sua história, suas virtudes e suas dificuldades, mas todos somos capazes. Basta um pouco de fé em si mesmo e um bocado de persistência. E contem comigo para o que precisarem.