Meu nome é Jessé Almeida.
Sou de Brasília.
Tenho 44 anos,
Casado
Pai de um casal de filhos, Abner e Noemy (são músicos).
Formação: Administração, Gestão Financeira e pós-graduação em Gestão Pública.
Aprovações recentes: Analista - DETRAN/DF: 11º lugar, Analista PPGG: 28º lugar, Analista SEAGRI (18º lugar). Todos aguardando nomeação.
Órgão onde trabalha como servidor público: Atualmente sou Analista Administrativo do DER/DF.
1) Alguns detalhes sobre a infância e adolescência, como família, local de residência e a profissão dos pais.
Sou natural de Brasília. Vim de uma família pobre de 7 irmãos. Meu pai foi motorista e minha mãe doméstica. Por muito tempo, desde a infância, moramos em favelas aqui do DF. Não tínhamos residência própria, e por isso, perdi 3 anos letivos do ensino fundamental. Além disso, enfrentamos muitas dificuldades e restrições, até em alimentação, educação, transporte, saúde, falta de emprego e recursos. Mas segui em frente, sempre acreditando que a educação pode transformar vidas.
2) Trajetória no serviço público, desde a preparação até a aprovação.
Atualmente sou servidor público do DF há 13 anos. Antes fui servidor do IBGE (2 anos) e Correios (8 anos). Eu retomei os estudos para concursos há um bom tempo, desde a conclusão da faculdade em 2014. Desde então, não parei de estudar, aproveitando as oportunidades que apareciam.
3) Como conheci o Tec Concursos e quais foram as ferramentas da plataforma mais utilizadas durante o período de preparação. Uso da plataforma do Tec Concursos para estudar, experiência e opinião sobre ela.
Há muito tempo, desde a conclusão da faculdade em 2014, retomei os estudos para concursos e passei a acompanhar os editais com mais ênfase. Utilizava vários tipos de materiais de estudos (PDFs, livros, video-aulas, provas anteriores, etc), mas não estudava de forma estruturada.
Até que há 3 anos, aproximadamente, ouvi falar do Tec Concursos, por meio de depoimentos de outros alunos que alcançaram êxito em certames. Imediatamente, acessei a plataforma e percebi a facilidade em obter materiais de estudos, com questões comentadas.
Na maioria das vezes, na plataforma do TEC, eu estudava (e continuo estudando) por meio de caderno de questões separados por disciplinas e/ou bancas examinadoras, a depender da minha dificuldade com a matéria. Em outras vezes, montava o caderno de questões por provas aplicadas recentemente.
4) Importância da resolução de questões:
Após a publicação dos editais, procuro focar nas disciplinas específicas de cada cargo e na resolução de questões como forma de revisão dos conteúdos.
Sem dúvida, o estudo por questões pode acelerar bastante a preparação para concursos, de forma mais prática e realista. Confesso que se eu conhecesse essa ferramenta antes, com certeza eu teria obtido resultados em menor tempo.
5) Rotina de estudos:
Desde que concluí a faculdade em 2014, continuei estudando para os diversos concursos da área de Administração Geral e Pública, Tribunais, Controle e Gestão, etc.
Trabalho durante o dia todo, com uma rotina bastante pesada na área de orçamento e finanças. Os estudos ficam mais para o horário da noite, finais de semana, feriados ou férias. Aproveito também o período de deslocamento entre casa e trabalho (ônibus, metrô, etc). Sou o concurseiro do transporte público (esse não é o melhor lugar para estudar, mas ajuda!). rs....
Tendo em vista que já venho com uma bagagem de conhecimento de outros concursos, apenas me dediquei à resolução de exercícios meses antes das provas, por meio do Tec Concursos. Estudo por ciclos de disciplinas, mas não tenho uma rigidez na ordem das matérias. Não contabilizo horas de estudo, mas aproveito o máximo de tempo que posso conseguir ao longo do dia, sejam minutos ou horas.
6) Dificuldades:
Encontrar tempo para os estudos, tendo em vista o horário de trabalho (08 às 18hs). Tive que sacrificar muitas coisas da vida para encontrar tempo, como: família, finais de semana, feriados, férias. É um esforço dolorido, mas acredito que vale muito a pena.
Demorei muito tempo até conseguir melhores resultados. Porém vi que valeu a pena o sacrifício e que é possível obter grandes desempenhos.
7) História ou passagem da vida que as pessoas poderiam conhecer.
O meu inicio na jornada dos concursos foi no ano de 1999, após a conclusão do ensino médio. Não optei inicialmente em fazer uma faculdade. Entrei direto na preparação para concursos em uma época que não tinham muitos materiais disponíveis no mercado.
Qualquer informação sobre concursos eu somente conseguia por meio de bibliotecas, jornais ou revistas da época. Questões de concursos, nem se fala: era um artigo de luxo! Rsrs
Hoje, com o avanço da tecnologia, temos a informação na palma de nossa mão, de forma muito confortável. E o TEC veio para isso.
8) Planos para o futuro, após as 3 aprovações em concursos nesse ano de 2023.
Como já mencionado, continuo estudando para concursos. Estou focado nos concursos da área de controle e gestão (tribunais de contas e assemelhados). Procuro sempre aproveitar as oportunidades compatíveis com a minha área de formação.
Agora, a plataforma do Tec Concursos é a minha matriz de estudos. Por isso, pretendo continuar com essa parceria por um bom tempo e tenho indicado essa ferramenta para aqueles que procuram minhas dicas de estudos.
9) Conselhos:
Se tiver que encarar desafios, vá em frente e confie no seu esforço e dedicação.
Tenha foco e não desista dos seus propósitos.
Faça o que for preciso e aproveite as oportunidades que surgirem.
Procure equilíbrio emocional e espiritual E, principalmente, resolva muitas e muitas questões de concursos ou simulados.
Parabéns à equipe do TEC CONCURSOS pelo excelente serviço!!