Meu nome é Jerusa, fui aprovada em 2º lugar (ampla concorrência) no concurso da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste para o cargo de Fiscal de Rendas. O concurso foi organizado pela banca Vunesp e previa 3 vagas imediatas para o cargo. Possuo outras aprovações na área fiscal, mas apenas essa dentro das vagas.
Possuo formação superior em Engenharia de Produção e atuei algum tempo na indústria, no setor privado, ocupando alguns cargos correlatos a minha formação. A carga horária era exaustiva e o salário não compensava o desgaste, por esse motivo comecei a pesquisar outras formas de alcançar meu objetivo profissional e ter melhor qualidade de vida. Na faculdade tive um professor de contabilidade que era auditor fiscal da Receita Federal e por meio dele comecei a pesquisar mais sobre o assunto concurso público, mais especificamente a área fiscal.
Eu iniciei meus estudos para concurso público em 2022, não entendia absolutamente nada sobre planejamento de estudos e carga horária, foi aí que assinei um cursinho específico para área fiscal e comecei a seguir páginas de concurseiros nas redes sociais, para entender melhor como funcionava. O começo foi muito desgastante, mas não desanimei. No início eu estudava cerca de 6 horas por dia, pois havia pedido demissão do meu atual emprego. Como eu não sabia direito como estudar, essa carga horária foi basicamente para conseguir montar resumos, ler PDF's, fazer planejamento, enfim. Foi um tempo importante para que eu pudesse entender como o estudo funcionava. Após um ano de estudo eu arrumei um emprego, pois estava com medo de ficar parada por tanto tempo, então passei a estudar cerca de 3 horas por dia.
Eu optei por iniciar as resoluções de questões na Plataforma TEC, pois era a mais conceituada na área fiscal. Foi aí que meu estudo foi criando maturidade, e passei a entender como eram cobrados os assuntos que havia estudado. A resolução de questões pela plataforma foi extremamente importante para que eu criasse confiança para encarar as provas, então comecei a me inscrever nos concursos e a estudar no pós-edital de forma exclusiva por meio de resoluções de questões.
Hoje eu acumulo algumas aprovações na área, mas também reprovações. O importante é entender que ninguém começa sendo o melhor, mas torna-se melhor devido à prática. Não desista e não se compare, utilize as horas que tem para estudar da forma mais estratégica possível, e uma das melhores estratégias é a resolução de questões, os PDF's são importantes para entender o conteúdo, mas a resolução de questões te mostra realmente como o conteúdo é abordado pelas bancas. Ainda não cheguei onde eu quero, mas com certeza estou mais próxima do que quando comecei.