1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Fui aprovado nos seguintes concursos:
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Meu nome é Jefferson Fonseca Toledo. Sou natural de Curitiba/PR e bacharel em Ciências Aeronáuticas, além de Administrador. Profissionalmente, exerci a função de Oficial da Aeronáutica, mais especificamente como piloto militar, por aproximadamente 10 anos. Depois, segui na iniciativa privada, atuando na atividade empresarial, até que me tornei Gestor de Investimentos credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários, passando a exercer essa função, em escritório próprio, em Natal/RN. Atualmente, moro em Laguna, interior de Santa Catarina. Tomei a decisão de estudar para concursos, pois, à medida que fui envelhecendo, hoje tenho 47 anos, fui dando cada vez mais importância a aspectos como estabilidade e qualidade de vida. Isso pesou muito, além obviamente das remunerações atrativas do setor público. Atualmente, percebo também, ouvindo depoimentos de servidores, que é totalmente possível obter realização e satisfação profissional na iniciativa pública, o que não deixa de ser um grande motivador.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Iniciei os meus estudos para concursos em 17 de janeiro de 2022 e, recentemente, diante das aprovações conquistadas, resolvi parar. Foram aproximadamente 2 anos e 7 meses de estudos. Costumava estudar, em média, 5 horas líquidas por dia.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
É fundamental a resolução de exercícios e principalmente da Banca Examinadora do concurso. Como principais vantagens pode-se citar a identificação objetiva de lacunas na preparação, a facilitação no processo de memorização e o conhecimento do estilo utilizado pela banca para a cobrança do conteúdo. A plataforma do TEC é muito organizada e de fácil manejo. Permite que o aluno rapidamente crie Cadernos de Questões, Simulados e ainda encontre questões de provas anteriores acompanhadas de comentários muito bem elaborados pelos professores. O tamanho do acervo é impressionante, e tudo isso é imprescindível para uma preparação de qualidade.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Em primeiro lugar, eu aconselho a qualquer pessoa que encare a decisão de estudar para concurso como um projeto de mudança de vida e que, portanto, merece uma atenção especial. Em segundo lugar, que o entenda como um processo de longo prazo (dois, três, quatro anos ou mais) e que, por isso, requer planejamento, disciplina, determinação, renúncia, constância, aprendizado etc. Por fim, que o coloque como única alternativa profissional para que a vontade de desistir não seja uma opção diante das diversas dificuldades que aparecerão.