1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Cargo de Técnico da Fazenda Estadual (212º colocado) na Secretaria da Fazenda e Planejamento de SP; Tribunal Regional Federal da 3ª Região - (9º colocado) no concurso de 2024.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Direito e Pós graduado em Direito Tributário. Decidi estudar para concurso público quando a empresa que eu trabalhava estava passando por uma crise. Todos os dias alguns funcionários eram demitidos e isso me incomodava muito, pela falta segurança do emprego. Foi a partir daí que comecei a pesquisar sobre concurso público e me atraiu alguns benefícios que o cargo público proporcionava, sobretudo a estabilidade.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Especificamente para o TRF - 3 comecei a estudar quando saiu o edital, mas já estava há alguns meses estudando para o concurso do Tribunal Superior Eleitoral Unificado. Como eram apenas 3 meses do edital para prova, consegui ficar de férias para dedicar o máximo de tempo possível aos estudos e revisar cada disciplina. Então, estudava durante o dia e algumas horas durante a noite. Não marcava quantas horas de estudo fazia, mas eram muitas, muitas mesmo, entre estudo, revisão e resolução de questões. Estudava dessa forma de segunda a sexta. Nos finais de semana fazia simulados da prova objetiva e discursiva.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões, principalmente pela plataforma do TEC, é extremamente importante, pois, além de medir o seu conhecimento, os comentários dos professores e também dos alunos, com resumos e mnemônicos, que muitas vezes não têm ou não são tão efetivos nas aulas teóricas, são de grande valia como forma de revisar e de facilitar a memorização dos diversos assuntos.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Como recado para os concurseiros, não estude para um único concurso, estude para uma área, seja ela fiscal, policial, tribunal, etc. Dessa forma, você não se frustrará tanto, caso não passe, pois a luta continua até a aprovação. E veja onde tem que melhorar a cada prova ou concurso realizado, sempre buscando melhorar o seu desempenho. Assim, em algum momento, sua aprovação também chegará.