1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Já fui aprovado duas vezes no Processo Seletivo Simplificado do IBGE, temporário. Em 2016, para Agente de Pesquisas e Mapeamento e em 2022 para o cargo de Agente Censitário Supervisor do Censo Demográfico. Em 2023 fiquei no cadastro de reserva no concurso do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito-PI). Finalmente,em 2024 fui aprovado no concurso do Banco do Nordeste.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Comecei a estudar para concursos por influência do meu pai, ex-empregado público federal e agora aposentado dos Correios. Lembro como se fosse hoje da primeira prova que fiz por orientação dele, que foi o concurso para Agente Administrativo da Polícia Rodoviária Federal, nível médio, em 2014, mas fiz apenas como treino e para ver como funcionava uma prova de concurso público. A partir daí tomei gosto por concursos e sempre fiz provas, já que sempre fui interessado por estudo, o que me ajudou bastante nas preparações. No início, as provas eram difíceis e vieram muitas reprovações, é claro, mas pelo fato de ser iniciante e não se preparar corretamente. Depois que passei a me preparar de forma adequada, ter feito muitas provas e ganhado experiência, chegaram as aprovações.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo desde 2016, porém com o tempo fui me aperfeiçoando e mais recentemente que passei a estudar de maneira séria e profissional. Para o concurso do Banco do Nordeste, que dediquei a preparação exclusivamente para ele, estudei 9 horas por dia, divididas em 3 horas pela manhã, 3 horas pela tarde e mais 3 horas pela noite, de domingo a domingo, foi uma preparação cansativa durante 3 meses, mas que no final valeu a pena todo esforço com a vitória e a conquista da aprovação.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi o pilar mais importante da preparação juntamente com a teoria. Depois de ver o conteúdo teórico da matéria, a resolução de muitas questões do tópico estudado ajuda na fixação e na revisão de tudo que você precisa saber na hora da prova. O Tec foi crucial, principalmente na reta final, pois possui um vasto banco de questões de provas anteriores, além de questões inéditas, todas comentadas pela comunidade de alunos e o principal, por excelentes professores. Além de várias questões separadas por tópicos do edital, o que facilita muito a vida do concurseiro.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
A trajetória da aprovação não é fácil, durante o caminho existirão muitas dificuldades, mas depois de muitas reprovações que porventura acontecerem, a principal dica é continuar firme nos estudos e em hipótese nenhuma desistir dos seus sonhos. A cada dia estudado é um degrau mais próximo que você estará da sua tão sonhada aprovação.