Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Jackson Hugo, 810ª (AC) - Policial Penal do Estado (SERES PE - 2022)

Já conhece a história de sucesso de Jackson Hugo? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Fala, pessoal! Meu nome é Jackson Hugo, e estou na jornada dos concursos públicos desde 2020. Durante esse período, conquistei algumas aprovações importantes, como:

  • 7º colocado para Analista Judiciário (Engenharia Civil) – TRE-PE (2024);
  • 30º colocado para Engenheiro Civil – CODEVASF (5ª Superintendência - Maceió/AL, 2024);
  • Aprovado na prova objetiva (eliminado na discursiva) – Polícia Científica de Pernambuco (Politec-PE), Perito Criminal em Engenharia (2024);
  • 12º colocado para Engenheiro Civil – CAERN (2024);
  • 4º colocado para Auditor de Controle Interno – Engenharia – Prefeitura de Caruaru (2023);
  • Aprovado na Polícia Penal de Pernambuco (PP-PE).

Meu interesse pela carreira pública surgiu logo após concluir a graduação em Engenharia Civil. Diante da escassez de oportunidades no mercado de trabalho, enxerguei nos concursos uma alternativa para alcançar estabilidade e segurança profissional. Inicialmente, foquei em certames da área policial e, após minha primeira aprovação (PP-PE), migrei para concursos voltados à engenharia civil.

No início da preparação, enfrentei dificuldades comuns a muitos concurseiros: adaptar-me à rotina de estudos, aprender as melhores estratégias e compreender como planejar minhas provas ao longo do ano. Entretanto, com o tempo e a experiência, desenvolvi um método eficaz e sustentável de estudo, fundamental para obter bons resultados.


Minha Rotina de Estudos
Minha jornada foi marcada por altos e baixos, mas a chave sempre foi a resiliência. Meu planejamento é baseado na análise dos editais e pesos das disciplinas, permitindo montar um cronograma semanal eficiente. Minha carga horária de estudos segue o seguinte padrão:
- 5 a 6 horas líquidas diárias, podendo chegar a 7 horas no pós-edital, de segunda a sábado.
- Domingos: 3 a 4 horas líquidas, priorizando revisões.

Sempre segui uma abordagem equilibrada: primeiro, estudo o conteúdo e, em seguida, resolvo questões. Não foco em quantidade, mas sim na qualidade e domínio dos temas, analisando cuidadosamente enunciados e alternativas. Além disso, mantenho cadernos de anotações estratégicos para revisões rápidas e eficazes.


O Papel do Tec Concursos na Minha Jornada
O Tec Concursos foi um divisor de águas na minha preparação! A plataforma me ajudou a entender melhor o estilo de cobrança das bancas, com comentários detalhados tanto dos professores quanto dos assinantes. Além disso, os gráficos das questões resolvidas por tópicos foram essenciais para identificar meus pontos fracos e direcionar os estudos com mais precisão, sem a necessidade de um coach. Outro grande diferencial é o acesso facilitado de qualquer dispositivo, permitindo estudar em qualquer lugar.


Minha Mensagem para Quem Está na Luta
Se eu pudesse deixar um conselho, seria: perseverem e não desistam de seus sonhos! Acreditem até o fim, pois, por mais que a rotina traga dias difíceis, sempre haverá uma luz no fim do túnel—e essa luz é a aprovação. Nunca pensem que seu sonho é impossível! Deus não coloca um fardo maior do que podemos carregar. O sol nasce para todos, mas a sombra é para aqueles que plantam. Foque no processo, confie na jornada e continue firme! A aprovação não é questão de sorte, mas de tempo e dedicação.