Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Izaqueu Silva, 76º - Auditor Fiscal da Receita Municipal (Pref Campo Grande - 2019) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Izaqueu de Oliveira Silva? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Comecei a estudar para concurso com 17 anos, em 1996. Naquela época, estudei para os concursos de sargento do Exército (ESA) e da Aeronáutica (EEAR). Ao todo, fiz 1 prova para ESA 3 provas para EEAR. Também fiz a prova de soldado especialista da Aeronáutica.
Dessas, fui aprovado para soldado especialista e na última tentativa para EEAR, em setembro de 1997.
Em 2012, fui aprovado para Analista da Receita Federal (RFBR) no cadastro de reserva. Fui nomeado em fevereiro de 2014, mas tomei posse.
Em 2013, fui aprovado para analista da SEFAZ-RJ (96º), cargo que exerci de 25/10/2013 até 02/05/2024.
Depois dessa nomeação, continuei estudando, pois meu objetivo era ser Auditor Fiscal. Infelizmente, passamos por um período de escassez de concursos na área fiscal entre 2014 e 2018.
Em 2019, foi aprovado para Auditor Fiscal do ISS Campo Grande - MS no cadastro de reserva de ampla concorrência. Cargo que tomei posse em 02/05/2024. O concurso teve seu prazo prorrogado devido à COVID-19.
Em 2021, fui aprovado para Auditor da SEFAZ-ES, no cadastro de reserva de cotas. Minha nomeação ocorreu em fevereiro de 2024, mas desisti pelo ISS Campo Grande.
Em 2022, fui aprovado para Auditor no ISS-BH, no cadastro de reserva. Atualmente sou o próximo cotista a ser nomeado.
Por fim, em 2023, fui aprovado para auditor do ISS-RJ, no cadastro de reserva da ampla concorrência.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Tenho 44 anos, sou casado, natural do RJ (baixada fluminense), formado em Fisioterapia (2004) com especialização em Acupuntura. Trabalhei na área por 6 anos, enquanto era sargento da Aeronáutica, até voltar a estudar para concurso em 2010.
Decidi voltar a estudar para concurso pela questão financeira e, em parte, pelas aprovações de meus amigos de farda na Receita Federal (RFBR). Buscava proporcionar uma melhor qualidade de vida para minha família.
No início, decidi estudar para cargos do TRE (analista e técnico administrativo). Nessa área, fiz 2 provas de técnico e 3 de Analista. No início de 2011, resolvi migrar para área fiscal, pois a oferta de vagas era maior.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Tive três períodos de estudo para concurso. Primeiro para área militar, depois para Fisioterapeuta e, por último, para área fiscal.
Como dito anteriormente, comecei a estudar em 1996 e parei agora, rsrsrs.
Durante minha preparação, tentava estudar o máximo de horas disponível. Normalmente estudava entre 3 e 4 horas por dia. Nos finais de semana e pós editais cheguei a estudar 10h.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Desde o início, eu sabia que precisava resolver questões. Só assim era possível entender como as bancas cobravam os assuntos. Primeiro utilizei livros e apostilas de questões, mas quando conheci os sites de questões foi muito melhor.
Eu tive a oportunidade de usar 3 sites de questões, porém, na minha opinião o TEC é o melhor deles. Claro que não é perfeito, mas está à frente dos outros.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Meu recado aos concurseiro, que estão iniciando ou continuam na luta, é manter o foco e resiliência. Não se importem que o edital traga poucas vagas, faça a prova. Se for aprovado dentro das vagas, excelente. Mas se conseguir colocar o nome no cadastro de reservas, já está muito bom, veja o meu caso. Como eu gosto de falar com meus amigos: “o negócio é colocar o nome na lista de espera”, rsrsrs.

Por fim, gostaria de fazer alguns agradecimentos.
À DEUS, em primeiro lugar, que me deu saúde física e emocional para trilhar essa jornada. A ELE toda honra e toda glória.
Quero agradecer também à minha família que sempre me apoiou demais: meus pais maravilhosos, minha irmã e minha amada esposa que sempre esteve ao meu lado nos dias árduos de estudo.
Não poderia deixar de lembrar dos meus amigos, os que compartilhavam a rotina de estudos e aqueles que já tinham sido aprovados.

A todos, muito obrigado!