1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Concurso para Policial Penal (SAP SC)/2019 em 283º lugar (AC) - FEMININO
Mas fiz outras provas, para obter experiencia de provas.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formada em Ciências Contábeis, e atuava nessa área como contadora desde meus 17 anos, sempre tinha o desejo de estudar para concursos, mas nunca tinha tomado a decisão de fato de iniciar a caminhada dos estudos. Foi quando no ano de 2017, tomei a decisão da minha vida iniciando os estudos, cheguei a fazer provas para alguns concursos: IGP SC, TEC AUXILIAR DO TJ/SC, PC SC 2017, PC RS 2018, quanto mais eu estudava e fazia provas e estudava por questões... observava que meu conhecimento era pequeno, que seria necessário estudar mais, mas fui tentando... notava que precisava focar melhor, e focar num edital específico, numa carreira específica, ter estratégia pra conseguir a aprovação.
Estudava por questões, leitura de material, criei até uma planilha com todo conteúdo que caia nas provas, fiz um cronograma de estudos e de questões que seria necessário fazer para obter aprovação, conciliava entre trabalhar, cuidar da família e dos filhos (pequenos na época). Minha vida era só estudar e dentro de casa.
Levantava cedo as 5 hrs da manhã, as 8 hrs ia pro trabalho, lá sempre que podia e tinha uma folguinha ia estudando, a noite também aproveitava o tempo quando terminava minhas tarefas em casa.
Se eu deitava pra descansar, dormir, ou ver uma série (algo que não fosse estritamente necessário) eu ficava incomodada, parava e ia estudar kkkkkk. Estava decidida a conquistar minha aprovação.
Meu esposo que atua como servidor na Policial Militar, comentou na época (início de 2018): "Vai abrir concurso do DEAP, porque você não faz?". Eu não tinha conhecimento algum dessa área, comecei pesquisar a respeito, vi que tinha uma excelente carreira, que eu teria flexibilidade de horário podendo até desenvolver outras atividades quando não estivesse trabalhando, e que seria um trabalho bastante interessante para mim dentro das carreiras da Segurança Pública oferecidas.
O que me fez escolher concursos, foi questão da estabilidade que o concurso te oferece, em termos de férias, poder ter um descanso, plano de carreia, trabalhar pro governo de SC que é referencia, a segurança financeira, entre outras situações que nós servidores possuímos.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Levantava cedo as 5 hrs da manhã, as 8 hrs ia pro trabalho, lá sempre que podia e tinha uma folguinha ia estudando, a noite também aproveitava o tempo.
Finais de semana estudava, sábados, domingos e feriados, estudava até na rua através do celular (quando precisava esperar atendimento por ex.)
As vezes levava meus filhos na casa da avó, para ficar sozinha e me dedicar mais a algum conteúdo que estava com dificuldades, ou precisa por em dia os estudos.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Fazia parte da minha preparação fazer questões, estava incluso no cronograma semanal e diário. Quando o aluno começa a fazer questões "um mundo se abre", ele começa a entender a lógica das bancas e dos conteúdos trazidos, me lembro de um professor que dizia nas vídeo aulas "Você precisa conhecer seu inimigo", e realmente é isso, precisamos entender o que a Banca espera do candidato. Através das questões você começa a perder o "medo" do conteúdo, e consegue cronometrar tempo de prova, conteúdos que você está errando... até pra conseguir focar mais nas dificuldades que se tem.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Se é isso que você decidiu pra você, inicie, siga e persista até conseguir atingir seu objetivo.
Não mude de rota a cada decepção.
Concurso é você vencer a si mesmo!
No final você terá orgulho de si.