Iniciei a carreira de concurseiro ainda na graduação, lá por volta de março de 2018; ou seja, são sete anos de abdicações e total dedicação ao estudo direcionado a concurso. Sou formado em engenharia civil e nunca havia atuado na área, pois ainda como discente, percebi que o mercado de trabalho estava muito difícil e só conseguia alguma coisa, na maioria das vezes, quem tivesse um conhecimento “QI” (quem indica). Então, eu mesmo busquei um conhecimento por conta própria, mas diferente daqueles de que todos falavam.
Ao longo desses sete anos foram vários certames que prestei, fui aprovado em vários, porém tendo sido nomeado apenas para o do Tribunal Regional da 5ª Região (TRT da Bahia), no qual fiquei na quarta colocação. Foram altos e baixos durante o percurso. Essa jornada não é uma estrada constante, muito pelo contrário, o concurseiro tem de estar preparado para cair e levantar quantas vezes forem necessárias, e assim o fiz.
Comecei a estudar com o TEC, nas resoluções de questões, apenas a partir de 2020, no entanto, foi um estudo com muito mais qualidade, pois no site há ferramentas que te direcionam para seus pontos fortes e fracos, sem falar nos filtros que existem e que ajudam bastante na hora de analisar seu retrospecto. Creio que exista o concurseiro A.T. e o D.T. (antes do TEC e depois do TEC, kkkkkkkkk). Além disso, os professores que comentam as questões também são excelentes. Quero deixar meu elogio a todos, especialmente à Neila Bolzan, ao Pedro Murga, ao Edigar Bergami, ao João Victor, ao Felipe Hobaica, ao Antonio Paredes e aos outros que eu esqueci, todos eles, na especialidade de engenharia civil, ajudaram no esclarecimento das dúvidas. Essa equipe é muito boa!
Digo aos meus amigos que estão vendo esse comentário: todo o esforço valerá a pena no final. Toda a abdicação, todo o gasto financeiro, todo o desgaste físico e mental serão recompensados para aqueles que se mantiverem firmes no seu objetivo. Confiem em Deus e continuem na labuta.
"O fracasso não é o oposto do sucesso. O fracasso é a etapa!" (autor desconhecido).