Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Inácio Rocha Leite, 30º - Auditor Fiscal da Receita Municipal (ISS Campo Grande)

Já conhece a história de sucesso de Inácio Rocha Leite? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Fui aprovado nos concursos de Agente da Polícia Federal na 286ª colocação, Auditor Fiscal de Campo Grande-MS na 30ª colocação e Auditor Fiscal de Osasco-SP na 8ª colocação.

O motivo que me levou a entrar no mundo dos concursos foi parecido com o de algumas pessoas que conheci ou li sobre, a crise no Brasil. Eu cursava Engenharia Mecânica na Universidade Federal Fluminense(UFF) no Rio de Janeiro e estagiava numa classificadora americana. Gostava muito do que eu fazia, entretanto me formei no final de 2014, quando se iniciava uma crise que afetaria muito o mercado de trabalho no Brasil, principalmente a área em que eu atuava. Com isso não fui efetivado no meu estágio. 

Para tentar contornar isso comecei meu mestrado, também na UFF, logo no ano seguinte para me especializar na carreira e tentar voltar para o mercado de trabalho. Porém durante o mestrado fiz diversas entrevistas de empregos para diversas áreas que não tinham relação alguma com a engenharia e ainda ofereciam salários consideravelmente baixos.

Insatisfeito com essa situação, parei para pensar qual seria a solução que eu poderia arranjar. Depois de pensar e analisar várias possibilidades, no início de 2017, quando terminei o mestrado, acabei decidindo iniciar os estudos para área fiscal. 

Comecei do zero. Não conhecia ninguém que estudava para concurso. Não conhecia planejamento e estratégia alguma de estudos. Com o tempo fui “quebrando a cara”, testando métodos diferentes, conhecendo pessoas, trocando experiências até chegar num método que se adequava mais a mim. 

No início da minha caminhada comecei bem devagar, estudava no máximo 4 a 5 horas diárias e não estudava nos finais de semana. Aos poucos fui intensificando e no início de 2018 eu ja estudava em média 8 horas diárias durante a semana, 6 horas no sábado e descansava no domingo.  Em Outubro de 2018 decidi me preparar para minha primeira prova, Auditor Fiscal do RS. A partir daí eu comecei a estudar mais pesado porque além de já estar em um período pos edital, ainda tinham matérias que eu não tinha finalizado ou sequer tinha iniciado. Nesse período pos edital estudava praticamente 9 horas líquidas de domingo a domingo. Não sabia se ia conseguir chegar preparado para ser aprovado, mas queria pelo menos ter a consciência tranquila de que o que dava para fazer, eu fiz.

Depois dessa prova ainda fiz outras 5 no ano de 2019 e entre erros e acertos e trocas de experiências com outros estudantes eu pude perceber a importância da resolução de exercícios.

Embora existam várias técnicas e métodos de estudo, sem dúvida, todas tem em comum uma coisa, a intensa resolução de exercícios. Os exercícios são fundamentais por vários motivos, é na resolução de exercícios que você vai conseguir efetivamente fixar o conteúdo estudado, os exercícios irão te ajudar a ver o seu ponto fraco nas matérias, os exercícios são uma excelente ferramenta de revisão, a intensa resolução de exercícios é que irá realmente te preparar para a prova e te dar ritmo de prova, enfim, a resolução de exercícios é uma ferramenta fundamental para sua preparação. E para você conseguir usar essa ferramenta da melhor forma possível é fundamental que você tenha um vasto banco de questões para treinar, e, sem dúvidas, o TEC é um dos melhores sites de questões que eu já usei. Além de encontrar milhares e milhares de questões de todos os assuntos, bancas, áreas e etc, o TEC ainda contém filtros que eu pude usar de diversas formas para poder estar sempre diversificando o modo como eu treinava, seja montando provas, seja montando cadernos direcionados a um assunto específico, seja mesclando matérias e assuntos. Esses tipos de variações me ajudaram muito a treinar diferentes métodos de resolução de questões e contribuíram muito para a minha aprovação.

Por fim, um recado que eu deixa pro pessoal que está na mesma luta que eu é o seguinte: Sempre se dediquem ao máximo. Existem pessoas que trabalham, que têm filhos, uns tem mais dificuldades de aprendizado, outros menos, mas se você sempre se dedicar e fizer o seu melhor, a sua hora vai chegar! Quando comecei a estudar para concursos escutei a seguinte frase “Existem os aprovados e existem os que desistem”, e é a mais pura verdade! Se você não desistir, for persistente e se dedicar, uma hora a aprovação chega! O mais importante é nunca deixar de acreditar em si mesmo! Todos nós estudantes passamos por receios, ansiedades, medos e etc, é normal na vida do estudante.

Além disso, tente sempre estar em contato com outros estudantes, professores e aprovados. Essa troca de experiência é fundamental para corrigir os erros, aprender métodos e estratégias novas de estudos e estar sempre buscando a melhor preparação possível para a próxima prova! 

Deixe seu comentário: