Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Ilza Costa, 241ª - Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (RF)

Já conhece a história de sucesso de Ilza Helena Freitas da Costa? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Meu nome é Ilza Helena Costa e fui recentemente aprovada para o cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil em 251º lugar.


Sou formada em Relações-Públicas e, assim como a maioria dos concurseiros, não estava satisfeita com a iniciativa privada. Conheci a área fiscal em 2020, com alguns meses de formada, e durante a pandemia acabei ficando em casa “somente” dedicada aos estudos. Nessa época eu estudava por volta de 6h líquidas diárias, o que me ajudou a construir minha base.


Em 2021 fiz minhas primeiras provas na área fiscal: Sefaz CE, Sefaz AL e ISS Campina Grande - todas sem êxito de aprovação. No entanto, nesse meio tempo eu fui aprovada no concurso da prefeitura da minha cidade na parte administrativa, cargo que resolvi assumir. A partir daí tive que conciliar o estudo com o trabalho e foi uma grande mudança de ritmo, já que a rotina se tornou mais cansativa e era necessário mais esforço.


Por isso, 2022 foi um ano de avanço mais lento e com carga horária bem menor, confesso que em muitos dias não conseguia nem estudar. Ao sair o edital da Receita Federal eu resolvi arriscar e me inscrever para o cargo de Analista-Tributário, que teria maior quantidade de vagas, e fiz o possível para me preparar bem no pós-edital. Sem dúvidas, o TEC foi um dos pilares para a minha aprovação.


Na preparação para concursos, fazer muitas questões para entender como as bancas cobram os assuntos é essencial, já que elas evoluem rapidamente e é preciso se manter sempre atualizado. Além disso, as ferramentas do site, como as estatísticas, filtros e cadernos, tornam a usabilidade muito fácil. Os comentários dos professores e, em especial, o fórum de discussão com os outros alunos são, para mim, a melhor parte do site!


Posso dizer com tranquilidade que, se tivesse que escolher apenas uma ferramenta para os estudos em alto nível, eu escolheria o TEC.


Estudar para concursos não é uma tarefa fácil, exige paciência e controle emocional. A base é construída com pequenas doses de conhecimento todos os dias, por isso é uma jornada que leva tempo e pode ser solitária. Meu recado para os concurseiros é que cuidem de si, se dediquem e busquem traçar uma rotina que seja sustentável a longo prazo, pois uma hora a aprovação chegará!