Olá a todos os assinantes dessa plataforma de questões maravilhosa que é o TEC Concursos! É muito gratificante poder escrever esse depoimento já como empossado e em exercício como Policial Federal.
Sou formado em Química-Licenciatura pela Unigranrio (2019). Minha história no mundo dos concursos começou um ano antes disso, em 2018, quando passei no meu primeiro concurso público: Técnico em Laboratório – Colégio Pedro II. Já nessa época, por não receber as devidas oportunidades de trabalho na iniciativa privada, sabia que a melhor forma de obter sucesso profissional seria por meio do concurso público, uma vez que minha aprovação dependeria muito mais de mim do que da vontade dos outros.
Em Julho de 2019, já formado na faculdade, decidi voltar a estudar para concursos, com foco na Área Fiscal. Em Agosto de 2020 e com cerca de 60% das matérias da área fiscal estudadas, decidi mudar o foco e me preparar para o concurso da Polícia Federal, uma vez que praticamente todas as matérias da prova da PF coincidiam com as cobradas nos fiscos. Foram cerca de 9 meses de estudo para a prova de Agente e nesse período foram mais de 15 mil questões resolvidas na plataforma do TEC Concursos.
Desde a época do meu estudo para Receita Federal e afins o TEC se mostrou essencial, pois aprender as diversas matérias exigidas nos concursos só com materiais teóricos é quase impossível. A resolução de muitas questões é a melhor forma de sedimentar o conhecimento adquirido, e assim eu focava em fazer exercícios aqui na plataforma todos os dias, o que resultou em mais de 40 mil questões resolvidas até maio de 2021 (data da prova da PF). Além disso, sempre me agradou o layout do site e a forma de disposição dos cadernos das disciplinas, o que ajudava a me manter organizado e a não negligenciar assuntos importantes na resolução de questões.
Durante essa minha caminhada de 1 ano e 10 meses de estudo, fiz apenas as provas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, o que julgo ter sido um erro para o tanto de tempo que estudei. Como focava totalmente nas matérias da PF e não estudei as específicas da PRF, não tive nem chance de passar nesta. No pré-edital, estudava 4 horas líquidas por dia (pois trabalhava) e no pós-edital consegui chegar ao máximo de 6 horas líquidas por dia, o que prova que uma quantidade altíssima de horas de estudo por dia não supera a qualidade dessas horas.
Ao todo, fiz 6 concursos públicos contando com o período anterior ao ano de 2019, em que havia estudado para ocupar o cargo que ocupei até a aprovação na PF. Meus resultados foram:
Assistente Administrativo – Colégio Pedro II (2016) – Não classificado
Técnico de Laboratório – Colégio Pedro II (2014) – Não classificado
Técnico de Laboratório – Colégio Pedro II (2018) – 2º lugar – nomeado
Assistente em Administração – UFRJ (2018) – 69º lugar – nomeado
Polícia Rodoviária Federal (2021) – Eliminado
Agente de Polícia Federal - Polícia Federal (2021) – 401º lugar – nomeado e em exercício.
Meu conselho para os concurseiros é que resolvam muitas questões aqui no site e tenham muita organização com o estudo de vocês, porque não é fácil conciliar tantos assuntos novos assim. Lembrem-se: Concurso público não é corrida de 100 metros rasos, é maratona! E o mais importante é que sejam resilientes, não se deixem abalar pelas dificuldades que surgirem nessa jornada de estudo, se vocês estiverem no caminho certo a aprovação vai chegar!
Desejo bons estudos a todos.