Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Igor Carvalho, 4º (CN) - Auditor Estadual de Controle Externo (TCE-BA - 2023) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Igor Gabriel Gomes Carvalho? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • Analista de Infraestrutura (Engenharia Civil) - Prefeitura de Sobral/CE: 2º Lugar (2018);
  • Engenheiro Civil – Prefeitura de Juazeiro do Norte/CE: 1º Lugar - cotas (2019);
  • Auditor estadual de controle externo – Tribunal de Contas do Estado da Bahia: 4º Lugar - cotas (2023).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Terminei a graduação em Engenharia Civil no ano de 2018 na Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte/CE.
A experiência de estágio no departamento de infraestrutura da Universidade despertou em mim o interesse pelo trabalho no setor público e pela estabilidade financeira. Além do mais, no final da graduação, as perspectivas de mercado para a minha área de formação não eram as melhores. Diante disso, ainda no último semestre da graduação, iniciei os estudos para concursos públicos.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar para concursos de engenharia civil em 2018, ao mesmo tempo em que concluía a graduação, um desafio enorme, já que era preciso encaixar os estudos com as atividades de conclusão de curso. Ainda em 2018, consegui a primeira aprovação para o cargo de Engenheiro civil, na Prefeitura de Sobral/CE, mas não cheguei a ser convocado, então, continuei os estudos, sem trabalhar. Em 2019, prestei o concurso para o cargo de Engenheiro civil na Prefeitura de Juazeiro do Norte/CE, o qual fui aprovado e convocado no fim de 2020. Tomei posse no início de 2021 e dei uma pausa de mais de 1 ano nos estudos. No final de 2022, trabalhando, resolvi retornar aos estudos, dessa vez para a área de controle. Segui conciliando os estudos com 8 horas de trabalho diárias. Nessa rotina, foram 12 meses de estudo especificamente para tribunais de contas até ser lançado o edital do TCE-BA, certame que me despertou interesse. Nesse mesmo tempo, o órgão em que trabalho reduziu a carga horária de trabalho de 8 para 6 horas 
diárias, o que permitiu aumentar o tempo diário de estudo, ainda, consegui tirar férias no pós-edital para me dedicar integralmente aos estudos. No pós-edital do TCE-BA, com carga horária de trabalho reduzida, tentei manter uma média de 7 a 8 horas diárias. Na reta final, já de férias do trabalho, chegava a superar as 9 horas diárias.  
Até o presente momento, fui nomeado nos concursos da Prefeitura de Sobral e da Prefeitura de Juazeiro do Norte, mas tomei posse apenas na Prefeitura de Juazeiro do Norte. Ao tomar posse no TCE-BA, pretendo parar os estudos.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é fundamental para fixação do conteúdo e para o conhecimento dos principais pontos cobrados pelas bancas. O TEC foi fundamental para conseguir fazer uma boa prova e conseguir uma excelente colocação. A plataforma possui uma riqueza de informações nos comentários dos professores e dos alunos que são essenciais para o fortalecimento da preparação para provas de alto nível. Além do mais as estatísticas que a plataforma oferece auxiliam muito no diagnóstico dos pontos fortes e fracos.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Meu conselho para quem está na trajetória do mundo dos concursos é: muita organização, disciplina e confiança. Pesquise sobre métodos de estudo e escolha aquele que mais se adequa ao seu perfil. Construa uma rotina sustentável. Estude todos os dias: nos dias bons e, principalmente, nos dias ruins, a disciplina é consequência do esforço diário. Evolua aos poucos. Revise sempre. Faça muitas questões e aprenda com todos os erros e acertos. Treine muitas discursivas. Confie na sua preparação e evite comparações, você não controla o conhecimento dos concorrentes, apenas o seu. No dia da prova, procure estar calmo e concentre-se apenas em mostrar o seu conhecimento. A jornada de estudos é árdua e cansativa, às vezes vai parecer que os seus esforços estão sendo em vão. Mas com organização, disciplina e resiliência a aprovação virá na hora certa.