Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Iago Santos, 2º - Auditor de Controle Interno (CGM Rio Branco)

Já conhece a história de sucesso de Iago Lopes Santos? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

Auxiliar de Administração - Ministério Público do Pará - 3º lugar (Região: Sudeste III)


Auditor de Controle Interno - CGM Rio Branco/AC - 2º lugar
 

2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.

Sou Iago Lopes Santos, tenho 28 anos, formado em Licenciatura em Educação Física pela UEPA, nascido em Tucuruí/PA.


Iniciei meus estudos em janeiro de 2016, quando ainda estava no 3º semestre da faculdade, movido por uma insatisfação relacionada à carreira (tanto acadêmica quanto docência) relacionada ao meu curso. Eu não me via sendo feliz seguindo em nada relacionado à área.


Naquele ano, fiz o concurso do INSS/2016 para Técnico do Seguro Social, eram 24 vagas, mas ainda não sabia estudar, então fiquei em 1996º na GEX-Marabá/PA.


No mesmo ano, também fiz o concurso da PM/PA (Soldado) em que passei em 306º de 1.800 vagas, então fui chamado para as próximas etapas, mas por uma decisão pessoal, decidi não assumir esse concurso a fim de terminar a faculdade (ainda faltavam 2 anos).


Em janeiro de 2017, decidi que começaria a estudar para AFRFB (concurso que só veio a ocorrer em março/2023). E fiquei o ano de 2017 a 2021 com altos e baixos nos estudos somente estudando sem fazer nenhuma prova (o que acho terrível, porque você não consegue ter parâmetro algum de como você está).
 

3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?

Estudo para concursos há 7 anos. Para o concurso de Rio Branco estudei, em média, 4 horas por dia de segunda a sexta e 5 horas por dia aos sábados e domingos.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o TEC te ajudou nessa tarefa?

Em 2022, fiz o concurso da SEFA/PA (Fiscal de Receitas Estaduais) e fui eliminado por não fazer os mínimos em algumas matérias. Depois dessa prova, decidi que deveria mudar a minha forma de estudar, porque já estava frustrado de não ver resultado nos meus estudos diários e não sentir nenhuma segurança na hora da prova por conta de estar estudando da forma tradicional (PDF + Resumos + Revisão + Questões).


Já tinha ouvido falar de candidatos que estudaram somente por questões e haviam passado em concursos de alto nível como os de Auditor Fiscal.


Foi então que conheci a Kyrlla Pattyelly no Instagram e YouTube. Ela é Auditora Fiscal de Campo Grande, e vi que ela ensinava uma forma muito inteligente de estudar por questões.


Aprendi com ela, através do seu curso, a estudar por questões. Ela sugere aos alunos em seu curso que usem o TEC Concursos, por ser o site de questões mais dinâmico e completo.


Eu aprendi como que fazia, estudei assim por uns 2 meses e já estava ansioso para testar o estudo por questões em uma situação real de prova. Porém, como toda metodologia nova, estava com medo de estar estudando “errado”, então decidi que faria um “teste drive” em algum concurso que estivesse com edital aberto para ver como eu me saía.


Então eu me inscrevi no Ministério Público do Pará para o cargo de Auxiliar de Administração (o que ocupo atualmente) e apliquei o estudo por questões nas matérias novas com as quais nunca havia tido contato prévio, como Administração Geral, Arquivologia, Administração de Materiais. O resultado foi surpreendente, eu fiquei em 3º lugar na minha região e sabia que seria nomeado rápido. Nesse caso, o que era pra ser um teste do estudo por questões, acabou virando aprovação e consequentemente meu atual cargo =)


A partir daí eu não tinha mais dúvidas o método funcionava, então decidi que iria passar pra um cargo de Auditor utilizando a mesma ideia (estudar por questões).


Vi que tinha saído o concurso da Controladoria de Rio Branco para o cargo de Auditor de Controle Interno. Decidi aplicar novamente o estudo por questões durante 40 dias e tive a grata surpresa de ficar em 2º lugar (e dentro das vagas imediatas), finalmente conseguindo realizar meu objetivo que era ser aprovado num concurso de Auditor.
 

5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.

Amigos, às vezes precisamos olhar para si e descobrirmos aquilo que favorece nosso aprendizado e desempenho em provas de concursos. Eu fiquei 5 anos (2017 a 2021) estudando de uma forma que não me dava segurança alguma nas provas de concursos. Quando virei a chave e passei a usar as questões como minhas aliadas, passei nos meus primeiros concursos em ótimas colocações. Portanto, o recado que fica é: faça uma autoanálise e veja se há alguma coisa a ser feita em seus estudos a fim de extrair o máximo potencial de cada um.