Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Henrique Jesus, 6ª (AC) - Analista de Controle Externo (TCE-GO - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Henrique Potenciano de Jesus? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Este (TCE-GO, 2024) foi minha primeira aprovação dentro das vagas. Antes, havia me classificado para o cadastro de reserva nos seguintes concursos: 

  • TCE-GO, 2022 - 20ª colocação;
  • MP-GO, 2024 - 24ª colocação.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Me formei em 2018 e desde então trabalho na iniciativa privada na área de projetos. Pela falta de perspectiva de progressão de carreira e instabilidade, não estava seguro na iniciativa privada. Em 2022, assim que publicaram o edital, minha mãe sugeriu que eu estudasse para o concurso do TCE. Infelizmente não passei e, por ser uma rotina exigente, decidi não estudar mais para concursos. Porém, em maio do ano seguinte, comecei a estudar novamente, visando o concurso ISS-Goiânia, que nunca saiu do papel. Fiz algumas provas em que não obtive aprovação (CREA-GO e Câmara dos Deputados). No começo de 2024, vi a notícia de que o edital para um novo concurso do TCE (2024) estava pra sair. Isso me animou muito, pois era o primeiro concurso para o qual eu já havia estudado, e também porque eu só fazia provas em que a lotação fosse para Goiânia ou proximidades. Felizmente, consegui aprovação neste último concurso.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar em agosto de 2022, e fiquei alguns meses do primeiro semestre de 2023 sem estudar. Porém, sempre que eu decidia estudar, me submetia a uma rotina no extremo, ou era 8 ou 80. Claro, respeitando as individualidades. Para mim funcionava pois nunca me importei de ficar estudando, na verdade eu até gosto. Então eu só ia a programas imprescindíveis, como casamentos e outras comemorações maiores. O resto do tempo eu passava estudando. Eu trabalhava e estudava, mas tive a sorte de ter um trabalho que não me exigia horas fora do horário comercial, então eu conseguia deixar no trabalho os assuntos referentes ao trabalho. No horário de almoço eu também estudava. Minha rotina aproximada seria de cerca de 3 a 4 horas de estudo nos dias de semana e 6 a 8 horas de estudo nos fins de semana. Para isso contei com o apoio de minha namorada e família, que acreditaram na aprovação e sempre me ajudaram e compreenderam eu estar afastado nesse tempo que fiquei estudando.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Eu conheci o Tec uma semana antes da prova do TCE de 2024, ao ver que muitos aprovados do concurso de 2022 haviam estudado pela plataforma. Fiz minha matrícula no dia 07/06 e a prova foi dia 16/06. Mesmo somente com 9 dias de uso, posso afirmar, sem medo de errar, que não teria conseguido a aprovação sem o Tec. Acredito que subi minha performance em oito a dez questões nesses 9 dias que fiquei fazendo questões sem parar. Tanto que prometi que, se passasse, continuaria a pagar a mensalidade do Tec, mesmo sem usar. E vou cumprir essa promessa.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Sou apenas mais um entre tantos concurseiros, sem autoridade alguma para dizer o certo do errado. Se tivesse que deixar um recado, seria uma dica de estudos que funcionou para mim em minha preparação. Preste atenção no esforço que você está fazendo e no resultado que vem obtendo. Se sentir que o esforço está baixo, você tem que aumentar o esforço, a intensidade tem de ser alta. Se o esforço está alto, mas não tem resultado (não necessariamente de aprovações, mas de porcentagem de acertos em simulados, segurança em responder as questões, ou alguma outra métrica que demonstre sua evolução nos estudos), talvez tenha de mudar o método de estudo. Sempre sinta que você está evoluindo nos estudos e dando o seu máximo. Se não se sentir assim, mude algo para que se sinta assim.