1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Técnico de Trânsito do Detran DF - 6º
Agente Administrativo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do DF - 6º Técnico Judiciário da PGDF - 51º
Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da PPGG DF - 323º
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade
para nos falar de sua história.
Meu nome é Gustavo, tenho 31 anos e sou formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília.
Eu comecei a estudar para concursos em 2016, de forma bem tímida. Na época, ainda não estava totalmente convencido sobre o serviço público e cogitava outras alternativas. Só em 2018, depois de conhecer a realidade de algumas outras áreas, é que coloquei o concurso como prioridade. Decisão que foi motivada principalmente pela segurança, estabilidade e previsibilidade que o serviço público te proporciona.
Naquele ano comecei a frequentar cursinhos presenciais para adquirir uma base melhor e fiz várias provas. Foram inúmeras reprovações e alguns CR bem distantes das vagas, mas já percebia alguma evolução.
No ano seguinte, deixei o cursinho presencial e comecei a estudar exclusivamente de forma online. Fui me tornando mais competitivo e aprendi a estudar de forma mais eficiente. Na minha cabeça era só uma questão de tempo até a minha primeira aprovação nas vagas imediatas.
Os planos, entretanto, foram frustrados pela pandemia. Houve um gap de mais ou menos dois anos com raros concursos ocorrendo. A imprevisibilidade acabou me desmotivando bastante, mas, mesmo assim, continuei estudando.
A persistência trouxe resultados. No primeiro concurso que fiz pós-pandemia, fiquei bem posicionado (51°) para a Procuradoria-Geral do DF. Depois disso, eu continuei estudando e os resultados foram aparecendo com mais frequência.
No começo desse ano, consegui a minha primeira VI no concurso do Detran-DF. Foi uma vitória merecida, mas que, com certeza, não será a última. Vou continuar estudando para poder alçar voos mais altos.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu estudo para concursos há mais ou menos 7 anos. Ultimamente, tenho estudado de 4 a 5 horas por dia, de segunda a sexta, exclusivamente de forma online. Com a proximidade da data da prova, eu costumo estudar também aos finais de semana.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é fundamental para qualquer aprovação. Qualquer pessoa tem a capacidade de aprender os conteúdos do edital, porém é preciso ir além: consolidar esse conhecimento, encontrar meios de revisá-lo para que não se perca. A resolução não apenas ajuda a revisar os conteúdos, como mostra o que a banca espera do candidato. Já utilizei diferentes sites de resolução de questões, mas o TEC com certeza é o melhor. Ele tem duas ferramentas que, na minha opinião, marcam a diferença para os demais: questões comentadas por professores e os guias de estudo. Informação de confiança e economia de tempo são fundamentais para competir em alto nível nos concursos.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Estudar para concurso não é tarefa fácil. Cansaço. Frustração. Dúvida. Provavelmente, todo candidato já experimentou alguns desses sentimentos. Mas, para aqueles que não desistem e têm disciplina, a hora vai chegar. Pode não ser no tempo que queremos, mas a aprovação vai chegar. E, quando finalmente acontece, tudo vai ter valido a pena. Podem ter certeza.