Olá,
Fui aprovado em 1º para advogado do CRMV-MS (Cadastro de reserva), aprovado em 23º em todas as fases como procurador do município de Dourados-MS (excedente e ainda não nomeado, salvo engano nomeou até então o 16º) e agora fiquei em 151º no concurso de AFT do MTE.
Passei aos 19 anos no concurso de 2007 do MAPA como Agente de Inspeção e assumi o cargo aos 20 anos. Só consegui voltar a cursar a graduação anos depois quando conciliei trabalho no interior do MS e a faculdade de direito em Presidente Prudente/SP viajando todos os dias. Fui removido para Campo Grande/MS (minha cidade natal) e concluí a graduação aqui. Antes de concluir já tinha passado na prova da OAB.
Tentei conciliar a advocacia com cargo público (já que havia compatibilidade legal), todavia com o passar do tempo, a rotina mostrou-se bastante desgastante e sem o retorno financeiro esperado. Resolvi então voltar a estudar para concursos, a princípio meio sem rumo de uma área definida (aproximadamente 1 ano estudando meio sem rumo, nesse tempo prestei dois concursos um de magistratura estadual e outro de PGE e em ambos não fiz nem 30% da prova), acabei definindo por focar então em cargos da advocacia pública (PGE/PGM/AGU).
Então no final de 2021 comecei a utilizar um estudo mais assertivo com planilhas de controle, estudando por tópicos, revisões, questões (que antes nem fazia), lei seca, tentei esgotar o núcleo de matérias mais importantes para ir evoluindo em outras e os resultados começaram a melhorar muito.
Então, entendo que plataformas como o TEC, que permite filtrar questões, são um norte para direcionar os estudos, de como foi e é cobrado nas provas, pois no começo perdi muito tempo achando que algum tema era importante e sequer havia cobrança nas provas, o que tornava o estudo desgastante e sem resultados. Outra coisa que me fez evoluir bastante com o diferencial do TEC é a própria comunidade concurseira dele que se ajuda muito por lá. Os comentários e as resoluções das questões são de extrema importância, aprendi e revisei muito utilizando essas ferramentas, vários colegas inserem informações adicionais, mapas, tabelas que ao resolver questões, que vão se tornando uma verdadeira revisão (lembrando que sem revisão a matéria não se consolida). A organização das questões e caderno de erros que fui construindo foram de extrema importância e a plataforma é muito eficiente para isso também.
Materiais que utilizei então foram Pdfs, vídeoaulas pontuais em matérias com muita dificuldade ou num estudo mais passivo, revisão com material próprio, jurisprudência, leitura de lei seca e questões.
Assim, penso que o estudo direcionado com foco, ferramentas adequadas e uma boa organização são fundamentais na evolução e nos resultados das provas de concursos.