Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Gilmar Nunes, 17º (AC) - Escriturário - Agente Comercial (BB - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Gilmar Nunes ? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Eu já fui aprovado em alguns cargos em variados concursos. Por exemplo, já fui aprovado para o concurso do CRM-MA (2017) para o cadastro de reserva na ampla concorrência. O cargo era de nível médio e de função administrativa. Na verdade, esse concurso foi um marco em minha vida pois foi a partir dele que eu realmente iniciei a carreira de concurseiro.

Quando fui aprovado para o cargo de Agente Comercial no concurso do Banco do Brasil (2023), eu já estava em exercício no cargo de Técnico em Assessoramento Legislativo da Câmara Municipal de São Luís, no estado do Maranhão. A aprovação para esse cargo, de nível médio, foi dentro das vagas para ampla concorrência e ocorreu em 2019.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
A minha formação é em Engenharia Civil Bacharelado. Mas, muito antes de entrar para a graduação, já pensava em estudar para concursos porque já admirava a carreira pública. Essa vontade de ser parte do setor público teve como gatilho ainda na minha adolescência justamente com os funcionários do Banco do Brasil de uma antiga agência (hoje fechada) do bairro em que morava e fui criado. Provavelmente o contexto foi ter acompanhado meu pai na resolução de alguma demanda financeira com o Banco. Lembro que reparava naqueles computadores dos funcionários, na velocidade com que digitavam e manipulavam os respectivos mouses e teclados. Todos bem vestidos.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Quando o edital do concurso do Banco do Brasil 2023 para Agente Comercial foi lançado, era Dezembro de 2022. Eu já devia estar com uns 3 ou 4 anos de estudos voltados para concurso. Lembro também que estudei e fui aprovado nas vagas imediatas para o cargo temporário do IBGE de APM (Agente de Pesquisa e Mapeamento), entre o período de tempo entre o concurso do CRM-MA (2017) e o da Câmara Municipal de São Luis. Mas este, apesar de ser convocado, não assumi.

Para o concurso do Banco do Brasil - Agente Comercial - 2023, eu estudava poucas horas por dia, talvez um máximo de 4 horas diárias nos dias mais livres e favoráveis. O início da preparação se deu logo em janeiro. Porém, conciliava com as responsabilidades familiares (paternidade, principalmente) e de servidor público.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi, sem qualquer dúvida, aquilo tido por mim como necessário e suficiente para me preparar da melhor maneira possível para a prova. Isso foi uma verdade especialmente incontestável pelo volume de provas anteriores (e consequentemente de questões) disponíveis no Tec Concursos dos concursos anteriores para o Banco do Brasil. Essas provas inclusive eram de maioria da própria banca Cesgranrio, responsável pelo concurso de 2023.

Outrossim, os comentários dos professores em cada questão e dos próprios usuários da plataforma foi algo de suma importância para minha preparação. Realmente, nesse sentido, não há o que repensar: o TEC foi a ferramenta necessária e suficiente.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Recado aos Concurseiros: se alguém deseja ser aprovado num concurso público, eu recomendaria ter paciência e boa vontade para se preparar. Além disso, recomendo humildade pois existe sempre o que aprender e melhorar - eu mesmo, durante minha preparação, aprendi com os próprios usuários da plataforma, que também estavam nessa mesma demanda no pós-edital.

Como Consideração Final, quero enfatizar que é muito legal ser aprovado num concurso público. Você percebe que todo esforço valeu a pena.