1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Até agora eu fui aprovado em dois concursos:
Na Sefaz ES, eu fiquei em 120º, no CR.
Na Sefaz AM, eu fiquei em 12º, já nas vagas.
Ambos para o cargo de Auditor Fiscal.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Tudo começou no ano de 2017 quando consegui uma vaga de estágio na Diretoria de Infraestrutura (DINFRA) da UFCA. Por ser uma instituição federal, eu tive contato com os demais servidores e me apaixonei pelo ambiente de trabalho: muito colaborativo e com uma rotina bem definida. Além disso, eu sempre tive o desejo de ter uma estabilidade financeira, que dificilmente conseguiria na iniciativa privada, principalmente, no início.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu estudo desde 2017, mas nesse tempo eu estudava para concursos da minha área de formação. Em 2020, eu comecei a estudar para área fiscal. Em média, eu tento estudar 30h-32h semanais no pré-edital, e, no pós, eu dava alguns sprints e fechava 40h-45h semanais, no máximo.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Como dizem: é aprovado aquele que acerta a maior quantidade de questões. A resolução de questões é fundamental para colocar em prova o que você aprendeu e tem uma importância ainda maior em pós-edital para descobrir como a banca cobra os assuntos. E, na minha opinião, o TEC tem o melhor banco de questões comentadas para a área fiscal.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Para quem está começando agora é importante decidir que área seguir e respeitar o processo (não queira pular partes ou descobrir o “jeito mais fácil”). Estudar para concursos de alto nível exige tempo e resiliência.
Para quem já tem bagagem é fundamental que tenha calma. Se se sentir cansado, descanse. Mas nunca deixe de estudar. Olhe para trás e veja o quanto você adquiriu de conhecimento. Não desperdice isso!