Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Geovana Callasans, 32ª - Oficial de Chancelaria (MRE - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Geovana Callasans? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Meu nome é Geovana, sou natural de Brasília/DF e formada em Engenharia Mecânica. Decidi sair do mercado privado pela instabilidade de emprego e das jornadas exaustivas de trabalho. Minha vida toda trabalhei como PJ mas com responsabilidades de CLT, então direitos trabalhistas é um privilégio que desconheço. 

Meu primeiro concurso foi em 2021, para agente de Polícia Civil do DF. Passei nos excedentes e eventualmente subi para o CR. Foi um concurso muito demorado, tanto pelas fases do concurso quanto por diversas suspensões que ocasionaram várias pausas. 


Em setembro de 2022 resolvi voltar a estudar, mas voltada para a área fiscal. Em agosto de 2023 enfrentei a minha primeira prova fiscal (ISS-RJ) e foi um atropelo. Fiquei em 283o lugar na lista. Logo após esse concurso, saiu o edital para Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores. Comparando os editais, alguns pontos eram coincidentes (Portugues, os Direitos, Contabilidade, AFO e CASP) e decidi embarcar no desafio.


A prova do Itamaraty tem uma pegada diferente de provas fiscais, já que a discursiva deve ser feita em Portugues e Inglês, além da parte de portugues e inglês na objetiva ser mais puxada. O TEC dispunha de todas as ferramentas que precisava para essas duas disciplinas. Resolvi as questões objetivas das últimas provas e pratiquei redação nas duas línguas pelo menos duas vezes na semana. O repertório do TEC tanto da parte discursiva quanto objetiva me ajudou bastante!


Com a ajuda do TEC, alcancei a 32a posição no concurso. Pretendo continuar estudando para ser aprovada no cargo de Auditora Fiscal, utilizando os benefícios do TEC e do fórum de dúvidas!