Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Gabriel Tales, 1ª (CN) - Técnico (CNMP - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Gabriel Tales? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Atualmente, conto com duas aprovações em concursos já homologados. No ano de 2022, fui aprovado para técnico judiciário no TJDFT, classificado em 242, concurso que me rendeu minha primeira nomeação, por aproveitamento, no Tribunal Superior Eleitoral, cargo que ocupo atualmente. Posteriormente, em 2023, fui aprovado no CNMP em 8º colocado para técnico administrativo, cargo que cheguei a ser convocado, mas acabei recusando por já ocupar um cargo similar.

Estudo para carreiras jurídicas há 4 anos, minha primeira preparação foi para o TJDFT, órgão que mais me chamou a atenção, por residir em Brasília-DF. Iniciei minha preparação para concursos durante o curso de Direito por ter tido a percepção que a maior parte do conteúdo programático dos concursos jurídicos fazia intersecção com o que eu aprendia na faculdade, então, basicamente, minha estratégia era estudar as matérias do conteúdo programático de acordo com o que era cobrado na faculdade, se eu tivesse no semestre direito civil, estudava os tópicos de direito civil do último edital do TJDFT, e assim sucessivamente com todas as matérias do concurso. Nunca tive apego a horas de estudo, sempre estudei de acordo com minha disponibilidade de tempo.

A resolução de questões foi crucial para fixar conteúdos e entender a forma de cobrança deles. A partir do momento que se entende que nem tudo que está no seu material de estudo será cobrado na sua prova, as coisas ficam mais fáceis, e as questões dão bons indícios de onde realmente focar sua atenção. O Tec é uma ferramenta recente, mas que muito tem me agregado nas minhas preparações, os comentários dos professores e a forma de organização das questões facilitam e muito o processo de revisões.

O recado final que eu gostaria de deixar para qualquer leitor é que concurso é questão de estratégia, e não necessariamente inteligência. Tenha em mente que, a cada preparação, suas estratégias ficam cada vez mais afiadas, e suas preparações cada vez mais assertivas. Aos poucos perceberá que nem sempre quem mais estuda será o mais preparado no dia da prova.