Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Gabriel Rodrigues, 167ª (AC) - Escrivão de Polícia Federal (PF - 2021)

Já conhece a história de sucesso de Gabriel Evangelista Rodrigues? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
As minhas aprovações foram: 

  • FUB 2016 (8º lugar AC (último colocado) e 1º CN);
  • PRF 2021 (aprovado fora das vagas);
  • PF 2021 (167º AC);
  • PCDF Agente (aprovado em 232º depois da redação. Não prossegui neste pois já estava na PF).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Eu sou formado em física - licenciatura - pela Universidade de Brasília (UnB). 

Minha história com concursos começa quando eu tinha 12 anos e com a mãe de um amigo. Eu passava muito tempo na casa desse amigo e a mãe dele, sabendo da pobreza da minha família, começou a colocar em minha cabeça a ideia de eu começar a estudar para esse negócio chamado concurso. Eu mesmo não sabia o que era concurso, cargo público ou qualquer coisa dessas. Quando eu falava para minha mãe (empregada doméstica) sobre fazer concursos, ela falava que isso era coisa para quem era rico. Quando eu falava com qualquer outra pessoa sobre fazer concursos, me falavam que isso era coisa de quem não queria trabalhar. O tempo passou e isso ficou adormecido na minha cabeça.

Com 17 anos, no terceiro ano do Ensino Médio, fui aprovado no processo seletivo para estagiar no MPDFT. Só sabia que era um órgão público. Achava que não tinha trabalho (foi o que me disseram).  Lá eu descobri que o pessoal do serviço público trabalhava muito rs. Descobri que todos viviam muito bem e que para entrar bastava fazer uma prova. Foi aí que concurso público entrou no meu radar mental de verdade.

Finalizado o estágio, iniciei meu curso na UnB. 

No segundo semestre do curso, eu estava estudando em um dos laboratórios de física do ICC. Nesses laboratórios, trabalhavam servidores com quem fiz amizade e me falaram que sairia em breve o concurso para técnico de laboratório de física. Requisito de formação do cargo: Curso Técnico em Eletrônica ou semelhante. Eu fiz curso técnico no período noturno durante o ensino médio e decidi que iria estudar para esse concurso. Peguei o último edital e a parte específica contava com apenas uma matéria: física. Eu já tinha visto 2/3 da física básica. A parte geral do edital contava com português e direito. Estudei direito constitucional apenas pela constituição e decidi que o portugês do ensino médio bastava. Não estudei o resto. Foi um golpe de sorte! Passei em 8º (e último) na ampla concorrência (2 vagas) e em primeiro nas cotas (uma vaga). Em 2018 fui empossado. Minha vida mudou completamente. Fui o primeiro da minha família a ganhar mais de um salário mínimo: R$3200 líquidos. 

Pensei que minha vida estava feita. Fiquei quase 2 anos apenas curtindo. Eis que surge o boato da prova da PCDF com quase 10 mil de salário. Lá vou eu estudar de verdade. Vi que o buraco era mais embaixo. Com certeza eu não poderia contar apenas com a sorte novamente. 


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Considero que não estudei de verdade para a FUB, onde passei muito mais por sorte que por esforço. 

Em 30/03/2020 começo a estudar de verdade (foi o dia em que comprei meu primeiro cursinho e que levei a sério a rotina). Em 23/05/2021 realizei a prova da PF. Um ano e dois meses de intenso estudo. Estudei firmemente por quase 3h líquidas (4 ou 5 horas corridas) por dia.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Estudar para concursos é um processo dividido em ver e revisar. Como eu não era bom de resumo, por ser muito lento, foquei em questões. Sempre estava revendo vídeo aulas ou estava fazendo questões. Fazer uma boa quantidade de questões com certeza foi o meu diferencial. Não só em quantidade, mas em qualidade. Fiz mais de 2 mil questões ao longo de toda a minha preparação, fiz todas com consciência dos motivos de acertar ou errar. A participação do TEC em minha aprovação é clara: um excelente banco de questões comentadas e com uma comunidade muito forte de comentários. Inclusive, acredito que o melhor de um site de questões são os comentários dos assinantes. São de concurseiro para concurseiro.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Se você quiser a aprovação, não tem fórmula mágica. É simples: obter o conteúdo (estudo passivo), revisar ativamente na maior parte do tempo e, quando necessário, rever o conteúdo passivamente.