Olá concurseiros e concurseiras, me chamo Gabriel do Prado Malagutti, tenho 31 anos e fui aprovado em 1º Lugar em Ampla Concorrência para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Qualquer área de conhecimento) no Concurso Público Nacional Unificado – CPNU – Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação.
Sou engenheiro mecânico formado pela Universidade de Brasília – UnB e, em busca de estabilidade financeira e de uma carreira melhor estruturada, comecei a estudar para concursos em 2019, um pouco antes da pandemia, mas mantive uma constância apenas a partir do segundo semestre de 2023.
Desde o segundo semestre de 2023, estudava em média de 6 a 8 horas por dia e conciliava o tempo de trabalho com os estudos. Para isso, contratei uma empresa de planejamento de estudos que me pudesse auxiliar na priorização de matérias e no tempo dedicado a cada atividade ainda no pré-edital do CNU. Dessa forma, com o pós-edital foram longos meses acordando cedo e dormindo tarde de forma a estudar o edital em sua plenitude.
Acredito que não existe uma única forma de se estudar para concursos e é de suma importância que você entenda a melhor metodologia de acordo com seu perfil de estudos. Para mim, o aprendizado e consolidação de conhecimento só se mostrou eficiente com a resolução de (muitas) questões e nesse quesito não há melhor plataforma que o Tec.
O Tec Concursos me auxiliou com um vasto banco de questões e com atualização célere das provas, possui UX agradável e melhor que os concorrentes. Mas o grande diferencial para mim é a sua comunidade, isto é, a participação dos alunos, professores e colaboradores nos fóruns de cada questão. O senso de coletividade é muito saudável na plataforma e sempre é possível absorver comentários pertinentes sobre a teoria, seja em forma de resumos, mapas mentais ou até mesmo de bibliografias referenciadas. Fui um usuário assíduo dos fóruns, tanto lendo quanto comentando sobre o gabarito das questões.
A minha mensagem para os demais concurseiros e concurseiras é que, primeiro, não subestime a sua capacidade. Você é capaz de passar em qualquer concurso que se dispuser a estudar e ninguém pode te convencer o contrário. Segundo, entenda a sua melhor forma de estudar, não existe receita mágica. Terceiro, mantenha uma constância nos seus estudos, nem que seja uma hora por dia. Confie no processo, pode ser difícil visualizar progresso durante a caminhada, mas persista. Concurso público ainda é uma das maneiras mais democráticas para se alcançar a estabilidade financeira.