1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Fui aprovado no concurso da Prefeitura de Barra Mansa – RJ. O cargo para o qual fui aprovado é o de Auditor Fiscal do Tesouro Municipal e fiquei na 4ª colocação na ampla concorrência.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou graduado em Relações Internacionais e Comércio Exterior; e Administração de Empresas. Além disso, sou pós-graduado em Auditoria Fiscal; Controladoria Pública; e Governança, Riscos e Compliance - GRC.
Sempre tive uma proximidade com servidores públicos, tanto no estágio de Relações Internacionais, no qual tinha alguns contatos com diplomatas, quanto no trabalho profissional, no qual tinha bastante contato com Auditores Fiscais da Receita Federal. Eu admirava o trabalho dos “AFRB” e então pensei em começar a estudar para concurso público em 2009. Fiz a matrícula em um curso presencial no Rio de Janeiro, mas não consegui seguir adiante pois precisava dar atenção à minha carreira profissional. Em 2019, depois de ter obtido outras formações em graduação e pós-graduação e depois de algumas frustrações profissionais no setor privado, decidi estudar para concurso de forma séria e definitiva. Então, fiz um compromisso comigo mesmo de que não desistiria enquanto eu não passasse, nem que eu tivesse de abrir mão de tudo para estudar. Deu certo, não desisti, esforcei-me e consegui a minha tão sonhada aprovação.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu estudo para concurso há 5 anos (entre começar a estudar até minha aprovação no concurso de Barra Mansa). Estudo entre 30 e 35 horas por semana. Quer dizer que de segunda à sexta-feira, em função do trabalho, eu consigo estudar até umas 4 horas por dia. Nos fins de semana, eu tento estudar entre 6 e 8 horas diárias.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Resolver questões é a uma das partes mais importantes e fundamentais do meu estudo, pois é resolvendo questões que eu consigo identificar lacunas no aprendizado, seja na preparação seja nas revisões. É através das questões que eu passei a conhecer as bancas, suas formas de cobrança e seus entendimentos. Eu resolvo questões todos os dias.
O Tec me ajudou pois possui uma plataforma de questões completa, atualizada, de fácil navegabilidade, com campos responsivos, professores que em sua maioria explicam bem as questões e um fórum de alunos que auxilia muito no aprendizado. Além disso, é possível criar cadernos de questões e escolher questões favoritas, fazendo com que eu ganhe tempo e performance durante os estudos e principalmente nos momentos de revisão. Depois que comecei a estudar com a plataforma do Tec eu parei de utilizar as demais que eu possuía porque com o Tec eu tenho tudo o que preciso.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Imaginem um concurso como a prática de um esporte qualquer. Para você aprender e ganhar desempenho, agilidade, experiência e resultado precisará praticar o esporte. O estudo para concurso é semelhante, você precisa praticar com questões para ganhar isso que foi falado e muito mais. O concurseiro é avaliado nas provas através de questões, por isso é fundamental fazer exercício durante a preparação. Para tanto, o Tec se torna um parceiro ideal nesta jornada até a aprovação.