Olá, pessoal!
Meu nome é Gabriel Alcântara, sou formado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco. Atualmente sou Auditor Federal de Controle Externo do TCU, mas antes também fui Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Analista Judiciário – Área Administrativa do TRF 3ª Região e Gestor Governamental da Prefeitura do Recife. Também fui nomeado em concursos como o de Inspetor Fiscal de Rendas de Guarulhos, de Técnico de Controle Externo do TCM-RJ, além de várias outras nomeações para Analista Judiciário – Área Administrativa em TRTs, TRFs e TJs.
Comecei a estudar para concursos em busca de estabilidade, já que achava que o trabalho como Personal Trainer era bem instável e fisicamente desgastante.
Iniciei em 2015, sem nem ao menos saber o que era a Constituição. Fiz a prova de Técnico de Controle Externo do TCE-CE. Obviamente, fui reprovado. Apesar da reprovação, estava claro que estudar para concurso era a forma mais “rápida” de eu conseguir alcançar meus objetivos.
Em 2016 alcancei minha primeira aprovação em 18º colocado para AJAA – TRF 3ª Região, cargo para o qual só fui nomeado em 2019. Adorava meu trabalho e decidi me aposentar dos estudos para concursos. Mas, por motivos pessoais, decidi voltar a estudar para fazer as provas da CGU e do TCU. Passei nos dois e escolhi ficar no TCU.
No meu primeiro ano de estudo eu consegui, em média, estudar 6 horas por dia. Após isso, quando me formei e tive que trabalhar mais intensamente na área de educação física, minha média ficava entre 2 e 3 horas por dia.
E nessa jornada de estudos percebi que a resolução de questões era a forma mais interessante, para mim, de aprender. Antes de iniciar qualquer estudo, eu olhava as questões anteriores que já tinham sido objeto de cobrança. Dessa forma, eu otimizava minha atenção para os assuntos que “caiam”. Fiz incontáveis questões e o TEC ajudou bastante nisso, uma vez que os comentários sanavam muitas dúvidas e os filtros de assuntos são bem precisos.
E esse é um resumo da minha trajetória.
Não pensem em desistir jamais! Estudem firmes e fortes. Chorem quando tiverem que chorar e se desesperem na hora que tiverem que se desesperar, mas depois se recuperem e retornem, pois o estudo muda a nossa realidade e a da nossa família.
Desejo resiliência e sabedoria a todos nessa caminhada!