1) Quais são as suas aprovações?
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos?
Sou formada em Engenharia Civil pela UFRN. Logo no início da minha carreira, fui trabalhar no serviço público como temporária no Exército Brasileiro, e lá decidi que seguiria no serviço público. Quando faltavam dois anos para terminar o contrato no Exército, estabeleci a meta de estudar para passar em um concurso nesse prazo. Em 2021, isso se tornou uma meta sem opção "B".
No início, ainda estava aprendendo a estudar e cometia muitos erros, mas sempre me mantive focada em melhorar os resultados e tornar meus estudos mais eficientes. Controlava o tempo e seguia um planejamento de estudos elaborado por mim.
Cometi todos os erros comuns: não revisava, fazia poucas questões, não estudava direcionada para a banca e ficava trocando de áreas. Isso fez com que os resultados demorassem mais a vir.
Em 2023, já com uma boa base, percebi que meu aproveitamento estava estagnado em um "platô". Foi quando comecei a focar em resolução de questões: fazia muitas questões de cada tópico do edital, errava, repetia e focava nos pontos fracos. Cheguei a uma conclusão óbvia: passa quem pontua mais e pontua mais quem acerta mais questões.
Em 2024, já havia assumido meu primeiro cargo público quando saiu o edital do MPGO. Foquei minha vida nessa prova, entendendo que "é preciso pagar o preço" (que é alto) para alcançar sonhos. Fiquei em 3º lugar na ampla concorrência, uma colocação que nunca imaginei, já que sempre fui uma aluna mediana. Para essa prova, em 3 meses, fiz mais de 13 mil questões no Tec Concursos. Segui com os estudos por questões para os concursos da CAGEPA e CODEVASF, também com ótimos resultados.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo desde novembro de 2021. Mantive uma média de 3 horas líquidas por dia, mas cheguei a estudar 8 horas líquidas quando não estava trabalhando.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
O Tec Concursos otimizou meus estudos. Com as ferramentas da plataforma, pude: focar nas matérias mais cobradas pela banca; refazer questões que errava; e fazer intensivos nas matérias de maior dificuldade.
A ferramenta que mostra as matérias com a porcentagem de maior erro foi importante para superar as minhas principais deficiências.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais
Sempre digo que sonhar é o principal ingrediente para alcançar os resultados. Quem sonha, paga o preço e o resultado vem. Além disso, disciplina para manter a consistência e organização para direcionar esforços.
Foque no crescimento dos resultados e nos erros: erre durante os estudos para acertar na prova.