1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Minha aprovação mais recente foi no concurso do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP-2024) para o cargo de Analista Judiciário - Especialidade Controle Interno, ficando na 1ª colocação das vagas para pessoas negras (PN). Essa foi minha segunda aprovação no TJAP, pois eu já havia sido aprovado na 2ª colocação no cargo de Analista Judiciário - Administrador em 2014.
Além disso, também obtive aprovação no cargo de Auditor de Controle Externo (TCE/TO-2022, 5º colocado AC, CR) e Auditor de Controle Externo (TCE/ES-2023, 44º colocado AC, CR). Mas minha primeira aprovação e nomeação foi no cargo de Analista Técnico Administrativo do Ministério do Planejamento e Orçamento.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos?
Sou formado em Administração e estava insatisfeito com o que o mercado me oferecia de oportunidade. Decidi estudar para concursos porque buscava realização profissional em uma área que tivesse alto impacto social e que me pudesse proporcionar qualidade de vida, com bom salário.
Em meados de 2014 e 2015 eu tinha um pequeno negócio de bebidas e era assinante da revista Exame, que falava sobre negócios e economia. A revista apresentou uma pesquisa com as melhores instituições públicas para se trabalhar e foi então que descobri a carreira de Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU). Fiquei encantado com o trabalho realizado pelos Tribunais de Contas. Aquela matéria da revista foi um divisor de águas na minha vida profissional. Foi então que decidi entrar de cabeça nesse mundo dos concursos.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Já estou nesse mundo de concursos há 10 anos, então já passei por vários estágios durante esses anos de preparação e estudo. Já cheguei a manter uma média de 10 horas líquidas de estudos por dia. Mas para esse último concurso do TJAP eu estudava em média 2h a 3h por dia apenas e ainda descansava aos finais de semana.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Resolver questões foi essencial para consolidar o conteúdo e identificar meus pontos fracos. Utilizando o Tec Concursos pude simular provas anteriores, monitorar meu desempenho e ajustar a estratégia. Os filtros por assunto e banca foram decisivos para otimizar meu tempo.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais
Para quem está na jornada: persistência é a chave! Não desistam após reprovações—cada erro é um aprendizado. Organização e resolução de questões são tão importantes quanto a teoria. Mas resolvam muuuuuuitas questões! E, claro, cuidem da saúde mental no processo. Descanso é necessário.
Agradeço ao Tec Concursos pelo apoio. A aprovação é possível quando o preparo encontra a oportunidade!