Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Fabrício Naves, 3º - Auditor de Controle Interno - Planejamento e Orçamento (CGDF)

Já conhece a história de sucesso de Fabrício Resende Naves? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Aprovação nas vagas, até então, apenas no meu cargo atual e nos dois cargos da CGDF (32º colocado em Finanças e Controle e 3º colocado em Planejamento e Orçamento  -  resultados antes do curso de formação). Mas consegui ser convocado em outros dois concursos que fiz e nos quais eu havia ficado no cadastro de reserva (IBAMA e TJGO).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Meu nome é Fabrício Resende Naves, tenho 30 anos de idade, sou natural de Corumbaíba-GO e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia. Eu já era concursado quando decidi estudar para concursos, porém estava insatisfeito com meu trabalho, e queria buscar outras oportunidades, de forma a mudar de profissão e conseguir uma melhor remuneração e mais qualidade de vida no trabalho. Lá no início, comecei a estudar para a área fiscal. Entretanto, ao pesquisar melhor, percebi que me identificava mais com a área de controle. Assim, fiz um leve ajuste de percurso e prossegui nos estudos.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Apesar de já ter feito algumas outras provas anteriormente, meu estudo (sério) para concursos públicos começou no início de 2019. Ao longo desse período de estudos, para ser sincero, eu nunca cronometrei minha carga horária. Para mim, funcionou melhor assim, pois não me trazia ansiedade. Então, eu tentava estudar a quantidade de horas que fosse possível durante a semana (por conta do meu trabalho), e depois estudava mais nos finais de semana, feriados e férias. Durante todo esse tempo de estudos, praticamente todas as férias que tirei foram apenas para estudar.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi essencial nos meus estudos. Eu percebi um salto enorme no meu aprendizado quando passei a priorizar o estudo por meio de questões. Nesse sentido, o TEC me ajudou demais. A qualidade dos comentários dos professores e dos alunos, a organização da plataforma e dos filtros das questões, as questões inéditas, as estatísticas (que me auxiliaram a visualizar os pontos em que eu precisava melhorar)... Tudo isso foi muito importante para que eu pudesse conquistar esses resultados. Então, agradeço muito ao TEC pelo auxílio durante a jornada.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Após muita luta, muita abdicação, é gratificante poder ver os resultados de nossos esforços. Apesar de o caminho ser trabalhoso e por muitas vezes desanimarmos, vale muito a pena.


Todo o conhecimento adquirido no processo agrega para a vida em geral. Assim, desejo força e confiança aos demais colegas concurseiros. Persistam. É normal ter momentos de desânimo e bater na trave, mas continuem firmes na jornada, pois todo o esforço será recompensado.


Se eu posso dar mais um conselho, recomendo que tenham foco em uma área. É possível aproveitar várias oportunidades dentro de uma área só... Eu comecei a ter melhores resultados quando deixei de tentar conciliar os concursos da área de controle com outros concursos. E uma dica final: façam muitas questões no TEC (muitas mesmo), aproveitem os comentários dos professores e dos alunos para revisar os assuntos, pegar decorebas, bizus etc.


No mais, quero agradecer a Deus, à minha noiva, à minha família e aos meus amigos, por todo o apoio e pela compreensão, principalmente nos momentos em que precisei me ausentar por conta dos estudos. Sem eles eu não teria tido a força que tive para percorrer esse caminho.