Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Ewandder Santos, 7º - Analista Judiciário - Área Administrativa - Esp. Contabilidade (TRT 9ª Região) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Ewandder Michael Teixeira dos Santos? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)? 
 

FISCAL CONTADOR CRCMA 1º LUGAR; 

ANALISTA DE AUDITORIA INTERNA EMAP MA 1º LUGAR;  

ANALISTA EXECUTIVO CONTADOR SEGEP MA 5º LUGAR; 

CONTADOR CAMARA DE SÃO LUÍS 4º LUGAR; 

AUDITOR DE CONTROLE INTERNO CGM PORTO ALEGRE 10º LUGAR; 

ANALISTA MP DE CONTAS DO PARÁ 12º LUGAR; 

ANALISTA CENSITÁRIO CONTABILIDADE IBGE 3ºLUGAR; 

ANALISTA ADMINSITRATIVO CONTABILIDADE EBSERH 10º LUGAR; 

ANALISTA DE CONTABILIDADE CODEVASF POLO SÃO LUÍS 6ª LUGAR, 

AUDITOR FISCAL PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR 12º LUGAR 

ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCE MINAS 189º LUGAR; 

TRT 9 ANALISTA ADMINISTRATIVO CONTABILIDADE 8ª LUGAR; 

TRT 4 ANALISTA ADMINISTRATIVO CONTABILIDADE 12º LUGAR. 


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história. 

Olá sou formado em contabilidade. Minha história do mundo dos concursos surgiu de 3 pontos. O primeiro é a referência dos pais ambos estudaram e foram aprovados em concursos, o segundo surgiu a partir da experiência e oportunidade de poder estagiar em 2 órgãos públicos (INSS e DPU) durante a faculdade e vê a qualidade de vida que o serviço público proporciona e terceiro tentativas frustradas de trabalhar na minha área de formação. Assim, decidi estudar para concursos por ser um processo isonômico e que só dependeria de mim mesmo conseguir a aprovação sem me preocupar em troca de favores políticos. 


Fui descobrindo o mundo dos concursos aos poucos sem muita orientação e aprendendo por tentativa e erro .Iniciei mirando na Receita Federal (como a maioria rs), porém fui entendendo as diversas áreas de concursos como fiscal, controle, tribunais e legislativo e percebendo as matérias compatíveis entre elas e acabei me tornando um concurseiro da área de controle por admirar o trabalho de fiscalização do gasto público e controle social.Ademais, a área de controle facilitava muito mais para fazer concursos diversos do cargo de contador pela relevância de AFO e CASP em ambas as áreas. 


Fiz muitas provas rodei em todas as regiões do país tentando acho que devo ter mais de 20 reprovações, porém com essa estratégia de mirar na área de controle e contábil também obtive êxito em algumas batalhas. 
 

3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava? 

Iniciei os estudos em 2015 então já estou na estrada uns 7 anos, do começo eu nem contava as horas que estudava. Somente após assumir meu primeiro cargo e o tempo ficar mais escasso que comecei a marcar as horas líquidas fazendo cerca de 5 a 6, pois trabalhava 40 horas semanais. Isso de certa forma era bom por me manter pressionado para aproveitar melhor o tempo disponível com mais qualidade .Após assumir cargos com uma carga horaria reduzida mantive a mesma quantidade de horas e o resto do tempo é destinado a atividade física ou descanso/entretenimento. 


Apesar de tudo não é a quantidade de tempo que é determinante e sim quem sabe aproveitar com maior qualidade o tempo disponível ao invés de ficar mais preocupado em marcar hora no cronometro, o importante é aprender bem o conteúdo nesse tempo. 
 

4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa? 
Já escutaram a frase "Concurseiro faz concurso" né? O que fazemos na prova? Resolvemos questões, certo? Então podemos concluir que resolver questões é a mina de ouro dos concursos. Eu particularmente acho importante ter um material bom teórico pra ter uma base, mas que não seja usado como muleta e sim pra ter condições de acertar questões e voltar eventualmente para reforçar os pontos fracos identificados nas questões. 


Como já disse outra vez o Tec é o melhor sistema de questões por ter muitas funções e estatísticas que permitem analisar e conhecer com profundidade o perfil da banca examinadora. 


Não é a toa que eu e outros concurseiros fomos aprovados em concursos com bancas diversas como Cebraspe (Cespe), FCC, FGV, Fundatec, IBFC, etc. Essas utilidades funcionais ajudam demais o concurseiro avançado. 


Não há mistério, o básico funciona, não é necessário “reinventar a roda” é ter um material bom e treinar questões e é isso. 
 

5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais. 

Primeiro só de ser concurseiro já é um ato de coragem, a maioria nem tenta e prefere inventar desculpas e falar que concurso é tudo "carta marcada", é muito difícil custear um estudo de alto nível, viajar e pagar hospedagem/alimentação, abrir mão do lazer e momentos com a família. 


Algumas pessoas até conseguem ser aprovadas e demoram ser nomeadas por questões políticas. Quando isso acontece, concurseiro deve ter em mente que o estudo só deve parar após a nomeação e entender que cada lista, que ele conseguiu deixar o nome em uma boa posição, funciona como uma "sementinha" que foi plantada e uma hora vai germinar. 


Sempre aparecem oportunidades que o estudo daquela prova que você não conseguiu passar/bateu na trave, pode ser aproveitado. 


Outra coisa importante é não fingir que estuda, não pense que brincando de estudar ou se esforçando pouco vai conseguir vencer pessoas determinadas e com sede de vitória, o estudo deve ser levado a sério o nível está muito alto ao ponto que uma questão pode definir quem fica com a vaga. 


Além disso, é importante fazer a prova com desapego emocional como se fosse a ultima chance da vida sempre haverão outras provas para tentar. Muita gente se prende a uma prova (apegando emocionalmente) e deixa passar oportunidades condizentes com seu atual nível de preparação as quais teria muito mais chance de aprovação. 


Sempre tem uma exceção, mas a regra é que a aprovação pra maioria das pessoas ( o meu caso) demora um pouco e é necessário constância e resiliência esses momentos. Uma pessoa que foca e leva com seriedade o processo é sem dúvida um futuro aprovado. O aprovado nada mais é um reprovado que não desistiu e foi atrás de corrigir e melhorar os erros até atingir uma performance digna de aprovação e fazendo isso sua hora vai chegar. 

 

Como dizia Gol D. Roger "Todos tem seu momento de brilhar"