Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Everton Menezes, 63º - Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ AP)

Já conhece a história de sucesso de Everton Sampaio de Menezes? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

2009:
CPRH  - Técnico Administrativo - Agência Estadual do Meio Ambiente em Pernambuco - 14º
ATA-MF - Assistente Técnico Administrativo - Ministério da Economia - 56º


2022:
SEFAZ-AP - 63º Fiscal

 

2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.

Sou Everton, possuo 37 anos e minha história concurseira é cheia de desistências no caminho.


Decidi estudar para concurso ainda na faculdade de Administração, pois via mais possibilidade para ter um emprego. Fiz o concurso da Agência Estadual do Meio Ambiente em Pernambuco e do Ministério da Fazenda em 2009, nas quais obtive minhas aprovações. Então trabalho como Assistente Técnico Administrativo desde 2009, e sou lotado na Receita Federal em Recife.


Ao passar, eu meio que me acomodei e fazia alguns concursos de tribunais sem muito foco. Em 2018, conheci a área fiscal e fiz o concurso do SEFAZ GO, devido a uma ex- namorada. Entretanto, acreditei que eu nunca conseguiria passar e desisti de estudar.


No final de 2020, resolvi a voltar a estudar na pandemia. Fiz SEFAZ-ES, ISS Campina grande. Agora a minha maior guinada no estudo se deu com o fim do meu namoro, no início de 2022, quando ela foi nomeada para auditora do DF. Foi quando vi o quanto eu estava estagnado exclusivamente por minhas decisões. Então vivendo esse “luto”, saiu o edital do SEFAZ-AP, e como eu não conseguia dormir à noite, em vez de me entregar a tristeza que passava por mim, eu ia estudar de madrugada. Fico feliz por ter tomado essa decisão.


Nesse “luto”, também tirei uma importante lição, viver o presente. Além de estudar, eu tinha metas no dia para não ficar deitado na cama, comecei a ter hobbys, como academia, meditação e dança de salão, por exemplo.


E percebi que quando fui fazer a prova em Macapá, eu estava tranquilo comigo mesmo. Tinha na mente que fiz o que eu podia. Passando ou não, eu já estava orgulhoso de mim.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?

Estudo desde 2009 para concursos, mas não possuía muito foco e desistia muito. E não tinha área fixa. Foquei na área fiscal mesmo no final de 2020. Tento sempre estudar 5 horas por dia. (nem sempre consigo).


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?

Eu acredito que a resolução de questões é a maior ferramenta para o concurseiro. É a forma de medir nosso rendimento. E aí que entra o TEC, que facilita a elaboração de cadernos de questões e ainda possui os comentários de professores a de alunos que nos ajudam a fazer uma boa revisão do assunto.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.

Somos frutos de nossas escolhas, nossas ações. Não foquem somente no futuro, vivam o presente. Tentem deixar a jornada leve, tenham as metas de estudo como tenham hobbys.