Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Erica Macedo, 3ª (AC) - Analista de Infraestrutura (MGI - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Erica De Macedo? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá! Meu nome é Érica Macêdo e gostaria de compartilhar um pouco da minha trajetória até a aprovação em 3º lugar para o cargo de Analista de Infraestrutura (Arquitetura) do MGI, no 1º Concurso Nacional Unificado.

Sou formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e concluí a graduação em 2017.2, aos 23 anos. Naquela época, não pensava em seguir a carreira pública e fui trabalhar na iniciativa privada.

Aos 27 anos, decidi iniciar a jornada nos concursos públicos — uma trajetória que, como a de muitos, não foi linear. Comecei estudando para a área fiscal, influenciada por familiares servidores públicos. Desde o início, recebi uma dica valiosa: estudar resolvendo questões desde o começo. Segui essa orientação à risca, assinei o TEC Concursos e logo percebi como essa abordagem foi fundamental para o meu desempenho.

Minha rotina de estudos era baseada, principalmente, na leitura de PDFs, estudo da lei seca e muita resolução de questões. Quando saiu o edital do CNU, senti que era a oportunidade perfeita: uma vaga na minha área, em um concurso federal e com excelente remuneração.

Conciliei os estudos com o trabalho em home office. No início, tentei cronometrar minhas horas líquidas de estudo, mas percebi que essa cobrança me desmotivava quando não alcançava as metas diárias, comprometendo meu rendimento nos dias seguintes. Com o tempo, passei a cronometrar apenas o tempo de resolução de questões e de questões discursivas, como parâmetro para meu desempenho na prova.

Estudar para concurso é uma jornada muito individual. Os resultados muitas vezes demoram a aparecer, e por isso é essencial ter paciência, persistência e autocompaixão. Quando o resultado chega, todos os sacrifícios são recompensados em dobro.