Minha relação com concursos públicos é antiga e remonta a 2009. Naquela época, recém-concluído o ensino médio, prestei provas para diferentes cargos, tanto de nível médio quanto de nível superior, sempre na área administrativa/fiscal. Posteriormente, ingressei em Medicina e, já no internato, retomei os estudos para concursos, agora voltados à carreira médica.
Meus primeiros resultados vieram rápido, devido à base e à estratégia de estudo por meio de questões. Obtive a 4ª colocação no concurso para o TRT-7, em seguida a 2ª colocação dentro das vagas na Dataprev e, mais recentemente, fui aprovado no concurso para a Perícia Médica Federal com a 3ª melhor nota no Ceará, alcançando a 4ª posição após a prova de títulos. Agora, pretendo continuar nessa trajetória, direcionando meu foco para a área de Medicina Legal.
O serviço público sempre fez parte da minha vida, já que fui servidor antes mesmo de me formar médico. Essa experiência anterior me deu uma base sólida, sobretudo no modo de estudar para concursos, que exige uma abordagem diferente da acadêmica. Além disso, considero a estabilidade e a segurança oferecidas por um cargo público fundamentais, especialmente diante da precarização dos vínculos médicos. Essa estabilidade também me permite empreender em outras frentes de forma mais tranquila.
Na fase mais recente da minha preparação, dediquei, em média, seis meses para cada concurso médico, mas já com a bagagem adquirida ao longo dos anos e utilizando um modelo de estudo mais prático. Nesse processo, a resolução de questões foi — e continua sendo — essencial. Questões direcionam a preparação, mostram exatamente o que é cobrado. Por isso, o Tec Concursos teve papel central na minha rotina de estudos, permitindo objetividade e eficiência.
Como recado aos colegas médicos concurseiros, digo que, diante da rotina corrida da profissão, não existe estratégia melhor do que estudar por meio das questões. É a forma mais prática, realista e eficaz de direcionar o estudo — algo sobre o qual pretendo escrever em breve com mais detalhes, a fim de orientar a quem possa se interessar.